Os clubes brasileiros fizeram grandes contratações na temporada de 2025 do futebol nacional. A maioria delas foram importantes para que as equipes atingissem seus objetivos no ano. Outras surpreenderam de forma negativa, seja por falta de rendimento em campo ou saída precoce.
3 imagens
Fechar modal.![]()
1 de 3
Dudu, jogador do Atlético-MG
PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
2 de 3
Meia estreou pelo rubro-negro na primeira rodada do torneio.
Rodolfo Buhrer/Sports Press Photo/Getty Images
3 de 3
Gabigol, atacante do Cruzeiro.
Marco Buenavista/Sports Press Photo/Getty Images
Confira quais foram as principais contratações do futebol brasileiro em 2025:
Cruzeiro
O ano começou com o anúncio de Gabigol como jogador do Cruzeiro. No entanto, ele rendeu abaixo do esperado na temporada. Além da baixa participação em gols, na reta final do ano da Raposa, o atacante perdeu um pênalti decisivo na disputa que eliminou a equipe mineira na semifinal da Copa do Brasil.
Além do camisa 9, a Raposa contratou um pacotão de reforços, com Fágner, Bolasie e Dudu. Dudu vinha de grave lesão no Palmeiras e não conseguiu ter bom desempenho com a camisa do Cruzeiro. Insatisfeito com a reserva, o jogador deixou o clube e assinou com o maior rival: Atlético-MG.
Atlético-MG
Com a camisa do Atlético-MG no segundo semestre, Dudu deu a volta por cima no fim da temporada. O atacante se tornou peça importante do Galo com a chegada do técnico Jorge Sampaoli e ajudou a equipe a chegar na final da Copa Sul-Americana.
Outro nome que foi importante para o Atlético-MG foi o zagueiro Vitor Hugo. Emprestado pelo Bahia após passagem pelo Panathinaikos, da Grécia, o defensor ganhou a vaga de titular e formou dupla ao lado de Junior Alonso.
Palmeiras
A equipe do Palmeiras foi uma das que mais investiram em contratações no ano. Paulinho, por exemplo, apesar de estar grande parte da temporada lesionado, fez o gol da classificação do Verdão para o mata-mata da Copa do Mundo de Clubes.
Vitor Roque foi o destaque do Palmeiras na segunda metade da temporada. Com a confiança recuperada após passagem frustrada pelo Barcelona, o Tigrinho foi um dos principais nomes da equipe paulista nos vice-campeonatos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores, assim como Andreas Pereira.
Flamengo
Assim como o Palmeiras, a equipe do Flamengo fez grandes contratações, todas elas importantes para que o clube faturasse a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro.
Jorginho, Saúl Ñíguez, Samuel Lino, Carrascal e Danilo, este último herói do título continental, colocaram seus nomes na história rubro-negra ao reforçar a equipe no ano de 2025.
Corinthians
Ao contrário dos rivais, o Corinthians não fez investimentos na temporada. Enfrentando um transfer ban em diversos momentos, o Timão contratou o atacante Vitinho a custo zero. O pouco investimento e a manutenção da equipe deu certo, com a conquista do Paulistão e da Copa do Brasil.
Vasco
Entre os jogadores contratados pelo Vasco, dois se destacaram: Thiago Mendes e Robert Renan. O meia se tornou fundamental para o funcionamento da equipe. Já o zagueiro, é o pilar da defesa cruzmaltina, que chegou à final da Copa do Brasil.
Santos
Em um ano de retorno à elite do Campeonato Brasileiro, o Santos acertou a contratação de Neymar. Apesar de uma temporada em que lidou com lesões, o camisa 10 foi importante na fuga contra o rebaixamento e ajudou a colocar a equipe na Copa Sul-Americana.
Botafogo
Em busca de uma vaga na Copa Libertadores, o Botafogo contratou o volante Danilo, que estava no Nottingham Forest. O jogador foi importante para o equilíbrio do meio-campo do Glorioso.
Grêmio
O time do Grêmio contou com dois grandes reforços para 2025. O Tricolor acertou a contratação do atacante Carlos Vinicius, que estava no Fulham. Ele marcou 12 gols em 14 jogos no Brasileirão. Além disso, Arthur Melo retornou ao clube gaúcho como grande nome para o time.
Leia também
-
José Boto assume vantagem do Palmeiras sobre o Flamengo; entenda
-
Apresentado pelo Grêmio, Luís Castro promete protagonismo em 2026
-
Yuri Alberto é flagrado em Lamborghini com bandeira do Corinthians
Internacional
Ao lutar contra o rebaixamento até o fim da temporada, o Internacional contou com os gols de Carbonero para evitar a Série B. O atacante colombiano foi o autor do tento que decretou a permanência na elite do futebol brasileiro.
São Paulo
O grande nome entre as contratações do São Paulo foi Oscar. O meia retornou ao Tricolo Paulista e disputou 21 partidas. No entanto, se lesionou na partida contra o Corinthians, em julho. Chegou a estar na reserva no mês de outubro, mas em novembro foi diagnosticado com síndrome vasovagal. O atleta não deve retornar ao esporte.
Fluminense
Para a boa campanha na Copa do Mundo de Clubes, o Fluminense acertou as chegadas de Canobbio e Soteldo. O uruguaio marcou 13 gols e deu cinco assistências em 58 jogos, além de fazer papel importante nas ações defensivas. Já o venezuelano passou boa parte da temporada lesionado, e não conseguiu mostrar seu potencial.
Fonte: Metrópoles
