Ressaca em festas de fim de ano: médico diz como evitar e se recuperar

As festas de fim de ano costumam reunir amigos, familiares e muitos brindes. Mas, o excesso de bebidas alcoólicas pode transformar a celebração em desconforto no dia seguinte.

Dor de cabeça, enjoo, sede intensa e mal-estar estão entre os sintomas mais comuns da ressaca, que tendem a ser ainda mais intensos durante o verão.

Leia também

Segundo o médico Armindo Matheus, diretor médico da Nova Saúde, o calor e a rotina corrida de dezembro deixam o organismo mais vulnerável aos efeitos do álcool.

Dormir menos, comer de forma irregular, beber em ambientes quentes e esquecer da hidratação formam uma combinação que potencializa os sintomas no dia seguinte.

Como evitar a ressaca antes mesmo de beber

Pequenas atitudes ajudam a reduzir os impactos do álcool. Manter-se hidratado antes, durante e depois dos drinks, não beber de estômago vazio e fazer pausas entre uma bebida e outra são estratégias simples, mas eficazes.

Evitar misturar diferentes tipos de álcool, escolher ambientes ventilados e priorizar uma boa noite de sono na véspera também fazem diferença.

“O corpo precisa de equilíbrio. Quando hidratação e alimentação acompanham a bebida alcoólica, o impacto diminui muito”, reforça Armindo.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.



Fonte: Metrópoles

Vídeo: auditor da CGU agride mulher e criança no Distrito Federal

O auditor da CGU (Controladoria-Geral da União) David Cosac Júnior foi flagrado agredindo uma mulher e o filho dela com socos, tapas e chutes,...

Natal no espaço: Nasa mostra ceias natalinas na ISS; veja fotos

A Nasa mostrou nas redes sociais nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, algumas ceias que aconteceram na Estação Espacial Internacional (ISS). Apesar de a...

Papai Noel chega ao Brasil em sistema de monitoramento; veja

O trenó de Papai Noel já chegou ao Brasil, segundo informações do NORAD, o Sistema de Defesa Aérea dos Estados Unidos, que monitora o...