Em meio à Data Fifa, o mês de outubro teve momentos marcantes para o futebol em 2025. Além de resultados surpreendentes nas partidas das Seleções feminina e masculina, o Barra se sagrou campeão da Série D. O Corinthians ainda confirmou mais uma hegemonia na modalidade e conquistou a Libertadores Feminina para cravar o hexacampeonato.
3 imagens
Fechar modal.![]()
1 de 3
Victória Albuquerque do Corinthians
Federico Peretti/Getty Images
2 de 3
Alex Pereira, lutador do UFC
Jeff Bottari/Zuffa LLC
3 de 3
Bia Zaneratto
Kate McShane/Getty Image
Barra campeão da Série D
A Série D foi decidida em 4 de outubro. Graças a uma vitória na partida de ida, o empate foi suficiente para o Barra se tornar o grande campeão da edição. As partidas tiveram transmissão ao vivo do YouTube do Metrópoles Esportes.
No primeiro jogo, o clube catarinense venceu o Santa Cruz, na Arena Pernambuco, por 2 x 1. O triunfo fora de casa deu uma excelente vantagem e esta foi bem aproveitada. O Barra decidiu em casa e as redes não balançaram, mas a torcida de Itajaí pôde comemorar o primeiro título da história do time.
Confira os melhores momentos:
Tropeço histórico da Seleção
O Brasil perdeu para o Japão pela primeira vez na história. O placar inédito aconteceu no amistoso em 14 de outubro, realizado em Tóquio. A Seleção Brasileira saiu na frente e abriu uma vantagem de 2 x 0. Foi apenas após o intervalo que aconteceu a remontada oposta.
Em um período de 20 minutos, dos sete aos 27, os japoneses balançaram as redes três vezes, com erros do zagueiro Fabrício Bruno e do goleiro Hugo Souza. O apagão do Brasil fez com que a equipe perdesse a invencibilidade histórica perante o Japão e somasse a segunda derrota na era Ancelotti.
Seleção Feminina desmonta a Inglaterra
Por um outro lado, o Brasil teve com o que se orgulhar em outubro, mas desta vez no futebol feminino. No dia 25, a Seleção Brasileira enfrentou a Inglaterra, atual campeã da Eurocopa. No entanto, a equipe comandada por Arthur Elias mostrou que também é detentora do título continental da América.
Com uma jogadora a menos durante 70 minutos, os gols de Bia Zaneratto e Dudinha fizeram as brasileiras superarem as inglesas por 2 x 1. A Seleção Feminina é a atual campeã da Copa América e, assim, deu destaque ao continente com a vitória sobre as bicampeãs europeias.
Corinthians é hexa da Libertadores Feminina
A bola também rolou pela Libertadores Feminina, entre 2 e 18 de outubro. Esta modalidade da competição acontece em sede única e neste ano a Argentina ficou responsável por receber as 16 equipes. O Corinthians, mais uma vez, chegava como favorito. O time já era o maior vencedor da competição, com cinco títulos, e único a vencer desde 2023.
As Brabas confirmaram a hegemonia e venceram o América de Calí (COL) na final. Após o placar terminar em 0 x 0 no tempo regulamentar, o Corinthians ganhou nas disputas de pênaltis por 5 x 3. A meia-atacante da equipe paulista, Gabi Zanotti, foi a artilheira do torneio, com seis gols, para contribuiar à consagração do hexacampeonato.
Alex Poatan recupera o cinturão do UFC
Alex Pereira retomou o posto mais alto do peso meio-pesado no UFC (até 93kg). O brasileiro havia perdido o cinturão para Magomed Ankalaev em março. Poatan afirmou que não estava em “condições plenas” na ocasião e a revanche não demorou para ser marcada.
Foi em 4 de outubro que o brasileiro e o russo voltaram ao octógono. Desta vez, Poatan mostrou que estava 100% e botou um fim à luta com apenas 80 segundos, ao nocautear Ankalaev, para recuperar o título da categoria.
Fonte: Metrópoles
