Brigitte Bardot renunciou à guarda de seu único filho; conheça Nicolas

Estrela do cinema, ícone sensual e defensora dos animais, Brigitte Bardot nunca assumiu o rótulo de “mãe”.

Em 11 de janeiro de 1960, no entanto, ela e seu então marido Jacques Charrier tiveram um filho: Nicolas-Jacques Charrier.

A atriz, que morreu neste domingo (28), aos 91 anos, não escondeu que a gravidez e a maternidade chegaram como um fardo que ela precisou carregar durante a fama, e algumas das passagens mais duras de sua autobiografia “Initiales BB”, publicada em 1995, falam sobre este período.

“Eu olhava para minha barriga lisa e esbelta no espelho como para uma querida amiga sobre a qual eu estava prestes a fechar a tampa de um caixão”, escreveu Bardot no livro.

Ela e Charrier se divorciaram em 1962, e o pai ficou com a guarda da criança, que foi criada principalmente pelos avós paternos.

Segundo a revista People, antes do lançamento de “Initiales BB”, na década de 1990, Nicolas e Charrier tentaram censurar na Justiça as passagens do livro em que eram mencionados, mas não obtiveram sucesso. Após a publicação, os dois processaram a atriz por invasão de privacidade e um tribunal de Paris ordenou que ela pagasse cerca de R$ 200 mil em multas.

Na autobiografia, Bardot diz que sua tentativa de suicídio em setembro de 1960 foi motivada pelo fato de Charrier a ter proibido de continuar trabalhando como atriz para que pudesse focar na maternidade.

“Eu queria me libertar – em todos os sentidos da palavra – eu queria e não conseguia, porque era prisioneira do meu nome famoso demais e da natureza possessiva de Jacques, prisioneira do meu corpo, do meu rosto, do meu filho”, escreveu ela no livro.

Ela chegou a comparar sua gravidez de Nicolas com “um tumor crescendo de mim”.

Depois de adulto, Nicolas teve pouco contato com sua mãe e se mudou ainda jovem para a Noruega. Atualmente, ele tem 65 anos e segue morando na Noruega, onde teve duas filhas.

Em junho de 2024, Bardot explicou por que não falava sobre seu filho durante suas entrevistas, dizendo que havia prometido a ele que não o mencionaria mais publicamente, segundo o Le Pointe.

5 filmes para relembrar a carreira de Brigitte Bardot, morta aos 91 anos

Nova York se despede do icônico MetroCard após mais de 20 anos

Por mais de três décadas, moradores e turistas que visitam Nova York compartilharam experiências de uma passagem do MetroCard que deu errado. Passar o bilhete...

Família revela causa da morte de 1ª brasileira a vencer Miss Universo

A gaúcha Ieda Maria Vargas, a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, morreu na segunda-feira (22), aos 80 anos, após um...

Brasil perdeu 400 mil hectares de superfície de água no último ano

O Brasil perdeu 400 mil hectares de superfície de água apenas no último ano, uma extensão equivalente a mais de duas vezes o tamanho...