A gaúcha Ieda Maria Vargas, a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, morreu na segunda-feira (22), aos 80 anos, após um quadro de broncoaspiração. A informação foi divulgada à CNN Brasil pela filha Fernanda Vargas.
Ieda estava internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Arcanjo São Miguel. Segundo a família, ela sofria um quadro de demência.
Broncoaspiração é um quadro caracterizado pela aspiração de conteúdo do estômago para o interior das vias respiratórias. Isso pode acontecer com alimentos, suco gástrico ou objetos colocados na boca. Idosos e pacientes com doenças neurológicas que levam à dificuldade de deglutir são mais suscetíveis à broncoaspiração.
Segundo Fernanda, Ieda ficou internada por 30 dias no Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado (RS), em decorrência de seu quadro de saúde. Chegou a ser transferida para a UTI e não resistiu.
“Nós da família estivemos presentes ao seu lado como sempre estivemos, dando a ela todos os cuidados necessários”, afirmou Fernanda à CNN Brasil.
Quem foi Ieda Maria Vargas?
Nascida em Porto Alegre (RS) no dia 31 de dezembro de 1944, foi a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo.
A trajetória de Ieda rumo ao estrelato internacional começou precocemente em 1962, quando, aos 17 anos, foi eleita Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul.
Seguiu carreira nas passarelas conquistando as coroas de Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil. O grande feito de sua biografia veio com o primeiro lugar no Miss Universo em 1963, em Miami Beach, nos Estados Unidos.
Despediu-se dos concursos em agosto de 1964, quando transferiu a coroa para a sucessora grega Corinna Tsopei. Longe dos holofotes, Ieda escolheu por um caminho de discrição após o período em que viveu na Flórida.
Em 1968, casou-se com José Carlos Athanázio, com quem teve dois filhos. De volta à capital gaúcha, Ieda decidiu não seguir carreira artística e manteve uma vida reservada, limitando suas aparições públicas a eventos como convidada de honra.
Em 1999, a contribuição de Ieda Maria Vargas para a cultura brasileira foi eternizada em votação popular promovida pela RBS, que a elegeu como um dos “20 Gaúchos que Marcaram o Século XX”.
*Com informações de André Nicolau, da CNN Brasil
