O ano de 2025 da Fórmula 1 foi especial para os brasileiros. Pela primeira vez desde 2020, quando Pietro Fittipaldi correu pela Haas para substituir Romain Grosjean, o Brasil não entrava nas pistas da maior categoria de automobilismo do mundo. Mas isso mudou com Gabriel Bortoleto, que fez a sua estreia na F1 com a equipe da Sauber.
Na primeira temporada, o piloto terminou na 19ª posição, com 19 pontos somados. Porém, mesmo diante de uma colocação baixa, o corredor valorizou os feitos deste ano em entrevista exclusiva à Fórmula 1.
“Acho que conquistei muito este ano. É um carro que, no início do ano, estava completamente descartado e, com certeza, não era um carro para marcar pontos”, comentou o brasileiro.
3 imagens
Fechar modal.![]()
1 de 3
Reprodução/ Instagram @gabrielbortoleto_
2 de 3
Reprodução/ Instagram @gabrielbortoleto_
3 de 3
Reprodução/ Instagram @gabrielbortoleto_
Constantemente elogiado durante a temporada, Bortoleto comentou sobre o reconhecimento que recebeu e falou sobre os limites do carro.
“É ótimo ser reconhecido pelas pessoas no paddock, pelas pessoas da equipe, pelos fãs, porque, no fim das contas, eu sei o trabalho que estou fazendo. Às vezes, como você disse, você está limitado pelo carro que está pilotando e, às vezes, se você faz um ótimo trabalho, não é só para se exibir. O importante é que a equipe saiba o que estou fazendo e tudo mais, todo o esforço e trabalho duro que estou dedicando”, disse o piloto.
O ano também foi marcado pela volta de um brasileiro a Interlagos, em São Paulo. Mesmo com um final de semana longe do ideal, em que se envolveu em incidentes na sprint e na principal, o piloto descreveu o momento como um sonho e agradeceu pelo carinho dos fãs.
“Adoro o carinho dos fãs. Eles me apoiam muito. O Grande Prêmio do Brasil não foi fácil para mim. Mas, ao mesmo tempo, foi provavelmente a experiência mais incrível que já tive na vida. Ouvir aquela multidão gritando meu nome, e um dia eu era aquela criança torcendo por alguém […] É um sonho que se torna realidade, e ter todo esse povo brasileiro me apoiando… Somos tantos! É simplesmente incrível”, relatou Gabriel.
Leia também
-
Esposa de Michael Schumacher sobre o piloto: “Ele está aqui”
-
Acidente de Schumacher completa 12 anos nesta segunda-feira. Relembre
-
F1: mais fácil Bologna ser campeão do que a Ferrari, diz ex-dirigente
Já para 2026, a Sauber dá lugar à Audi, carro elogiado pelo brasileiro em evento de lançamento. Questionado sobre a próxima temporada com a nova equipe, Bortoleto se diz empolgado com o projeto.
“Estou empolgado para começar este novo projeto. Poder me dedicar totalmente a ele no próximo ano será incrível, e liderá-lo e me concentrar nele durante esse período será fantástico”, finalizou o brasileiro.
Fonte: Metrópoles
