Gestores debatem participação dos povos indígenas e comunidades tradicionais

Da Secom

Na programação da Semana do Clima 2023 (Climate Week), realizada em Nova York (EUA), o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais do Acre (IMC), Leonardo Carvalho, e a secretária extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Francisca Arara, foram convidados a participar do painel “Participação efetiva dos povos indígenas e comunidades locais em projetos de REDD+ Jurisdicional”.O evento, promovido pelo Fundo de Defesa Ambiental (Environmental Defense Fund – EDF, sigla em inglês), foi realizado na tarde de segunda-feira, 18.

Ao lado de líderes, representantes e parceiros nacionais e internacionais, os gestores puderam compartilhar as experiências exitosas do governo do Estado do Acre na implementação de projetos em REDD+ Jurisdicional, que vêm sendo desenvolvidos ao longo de 12 anos.

Presidente do IMC, Leonardo Carvalho, apresentou o pioneirismo no Acre na política de REDD+ Jurisdicional. Foto: cedida

O governador Gladson Cameli reforçou a importância da participação efetiva dos povos indígenas e comunidades tradicionais na tomada de decisões e na implementação das políticas públicas voltadas para a manutenção da floresta, redução do desmatamento e desenvolvimento socioeconômico com foco na melhoria da qualidade de vida daqueles que cuidam e conservam as florestas.

“O diálogo contínuo e a colaboração com os povos indígenas têm sido fundamentais para o sucesso das políticas públicas e projetos ambientais no Acre”, disse Cameli.

Em sua fala, o presidente do IMC, Leonardo Carvalho, apresentou o pioneirismo no Acre e mostrou como se dá a participação dos povos indígenas e das comunidades tradicionais como beneficiários na repartição de benefícios, por meio do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa).

Francisca Arara, titular da Sepi, destacou o compromisso e esforços do governo para o pleno funcionamento do sistema de governança, por meio das Câmaras Temáticas Indígenas e da Mulher (CTI e CTM) e da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva) do Sisa.

Francisca Arara, secretária da Sepi, destacou o compromisso e esforços do governo para o pleno funcionamento do sistema de governança. Foto: cedida

A gestora reforçou a urgente necessidade do aporte financeiro por parte dos fundos climáticos e defendeu a repartição equitativa e justa de benefícios para os povos indígenas e comunidades tradicionais.

O debate foi oportuno para construção participativa e validação de planos de repartição de benefícios; amplo debate sobre a participação efetiva dos povos indígenas e comunidades tradicionais e oportunidades para se firmar parcerias, a partir da captação de recursos.

Demitido do SBT, Paulo Mathias eleva a autoestima e faz transplante capilar

O ex-apresentador e político Paulo Mathias passou por um procedimento de transplante capilar em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Ele decidiu se submeter...

Marília Lopes, do The Voice, lança novo EP em São Paulo

Marília Lopes, destaque na Nova MPB e conhecida por sua participação no The Voice Brasil e Portugal, levou o show de estreia da turnê...

Impacto de Chris Brown faz cultura do hip hop no Brasil mostrar sua verdadeira força

Quando Chris Brown esgotou mais de 100 mil ingressos logo nas primeiras horas das vendas no Brasil, o silêncio predominou entre os que duvidavam...