Gabigol retornará ao Santos após um intervalo de 8 anos afastado da Vila Belmiro. Após passagens pela Inter de Milão, Benfica e Flamengo, o atacante deixará o Cruzeiro para voltar aos Santos.
Gabi será parceiro de Neymar no ataque do time. Ambos tem ligações curiosas. Ele namora a irmã do santista, Rafaella Santos. Em campo, Gabriel Barbosa fez a sua estreia no time titular do Santos justamente na partida que marcou a despedida de Neymar rumo à Europa, em 2013.
Um vai, outro chega
O atacante Neymar é considerado um dos maiores ídolos do Santos pós-Pelé. O atacante passou cinco temporadas no Peixe e conquistou grandes títulos neste período, como a Libertadores de 2011.
Neymar deixou o Santos em 2013 rumo ao Barcelona. Sua última partida com a camisa santista foi no dia 26 de maio, na primeira rodada do Brasileiro, em um empate sem gols com o Flamengo.

O duelo do adeus do craque aconteceu no Mané Garrincha, em Brasília (DF) e serviu de preparação do estádio para a Copa das Confederações daquele ano.
Antes do jogo entre Santos e Flamengo iniciar, Neymar chorou bastante durante a execução do Hino Nacional. Já com a bola rolando, ele não conseguiu brilhar, assim como o restante da equipe paulista, e pouco participou, apesar de ter atuando nos 90 minutos.
Na mesma partida, com 16 anos, Gabriel Barbosa (o apelido Gabigol ainda não existia), entrou em campo para a sua primeira partida profissional na Série A ao substituir Henrique aos 23 minutos do segundo tempo da partida.
Anos depois, em 2016, Neymar e Gabigol formaram o ataque da Seleção Brasileira que conquistou a medalha de ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro, além de outros jogos com a Verde e Amarela, a exemplo da convocação para a Copa América Centenária em 2021.

Gabigol
Cria do Santos, Gabigol debutou em 2013. Ele ficou no clube entre 2006 até 2016 quando foi vendido para a Internazionale. O atacante foi emprestado para o Benfica, para o Santos em 2018 e, por fim, para o Flamengo em 2019. No ano seguinte, Gabigol foi vendido para o time da Gávea.
Pelo Peixe, Gabi foi campeão paulista em 2015 e 2016. Ele também foi o artilheiro da Copa do Brasil em 2014 e 2015. Ao todo, foram 207 jogos, 83 gols e 13 assistências pelo Peixe.
Gabriel deixou o Flamengo em 2024 rumo ao Cruzeiro. A temporada de 2025 de Gabigol pelo Cruzeiro foi discreta e contrastou com todo o alarde da contratação oficializada em janeiro de 2025. O atacante perdeu espaço especialmente a partir da chegada de Leonardo Jardim, sendo reserva de Kaio Jorge.
