Ora-pro-nóbis: conheça os benefícios da planta para a saúde

A ora-pro-nóbis é uma planta comestível que faz parte da tradição alimentar brasileira, principalmente em estados como Minas Gerais e Goiás. Durante muito tempo, ela foi cultivada em quintais e usada em receitas do dia a dia, mas acabou ficando restrita a regiões do interior e a costumes locais.

Atualmente, a planta tem espaço nas discussões sobre alimentação saudável por reunir nutrientes importantes e por ser fácil de cultivar e preparar. Classificada como uma planta alimentícia não convencional (PANC), a ora-pro-nóbis reúne fibras, vitaminas e muitos minerais importantes para o organismo.

Leia também

O que torna a ora-pro-nóbis nutricionalmente interessante

A ora-pro-nóbis é rica em fibras, que ajudam o intestino a funcionar melhor, e tem minerais como ferro, cálcio e magnésio, ligados à saúde dos ossos, dos músculos e ao bom funcionamento do organismo. A planta também oferece vitaminas, como A e C, que participam das defesas do corpo.

“Além do perfil nutricional, a ora-pro-nóbis se destaca por ser um alimento acessível e versátil, que pode ser incluído em preparações simples do cotidiano, o que facilita a adesão a uma alimentação mais natural”, explica a nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva, em Brasília.

Por reunir esses nutrientes, a planta funciona como um complemento das refeições e pode ser usada no dia a dia para deixar os pratos simples mais completos, como refogados, sopas, arroz e massas.

Principais benefícios da ora-pro-nóbis

  • Fonte de fibras, que ajudam o intestino.
  • Presença de minerais como ferro, cálcio e magnésio.
  • Contém proteínas vegetais em quantidade moderada.
  • Contribui para a imunidade.
  • Ajuda a diversificar a dieta com alimentos naturais.

Proteína vegetal

Um dos pontos mais comentados sobre a ora-pro-nóbis é a presença de proteínas. De fato, ela contém esse nutriente, mas em quantidades moderadas. Isso quer dizer que ela não substitui alimentos como carne, ovos ou feijão, que concentram mais desse nutriente.

Ainda assim, a planta pode ajudar na alimentação, principalmente quando faz parte de refeições variadas. Por esse mesmo motivo, os especialistas consideram que o consumo da planta faz mais sentido como parte de uma alimentação diversificada, e não como solução isolada para suprir AS necessidades de proteínas.

“Por ser um alimento de origem vegetal e rico em outros nutrientes, a ora-pro-nóbis ajuda a qualificar a refeição como um todo, oferecendo fibras e minerais que atuam junto com a proteína no funcionamento do organismo”, ressalta a nutricionista Pâmella Cardoso, da Supreme Clinic, em Goiânia.

Fibras, intestino e imunidade

Rica em fibras, a ora-pro-nóbis ajuda o intestino a funcionar melhor e de forma regular. As fibras também aumentam a sensação de saciedade, o que contribui com a saciedade por mais tempo e pode facilitar o controle do apetite com o passar do dia.

Além disso, a planta tem vitaminas e antioxidantes que protegem as células e ajudam nas defesas do organismo. Por isso, o consumo regular da ora-pro-nóbis pode contribuir para o bom funcionamento do sistema imunológico, especialmente quando a alimentação prioriza produtos in natura e minimamente processados.

Foto colorida de pessoa cortando ora-pro-nóbis - Ora-pro-nóbis: conheça todos os benefícios da planta para a saúde - MetrópolesA ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é uma planta alimentícia não convencional rica em fibras, vitaminas e minerais

Formas de preparo da ora-pro-nóbis sem perda dos nutrientes

A maneira de preparar a ora-pro-nóbis faz toda a diferença no valor nutricional do prato. O ideal é usar cozimentos rápidos ou refogar as folhas por pouco tempo, já que o calor em excesso pode diminuir a concentração de algumas vitaminas.

Outra dica simples é colocar a planta só no final das receitas. Assim, dá para aproveitar melhor os nutrientes e manter o sabor e a textura das folhas.

Além dos pratos quentes, a ora-pro-nóbis aparece em receitas de sucos, chás e até na versão em farinha, que pode ser adicionada a massas, pães e vitaminas.

Não existe uma quantidade exata recomendada para o consumo da ora-pro-nóbis. De forma geral, porções pequenas, incluídas algumas vezes por semana na dieta, já são suficientes para complementar a alimentação e trazer variedade ao cardápio.

O mais importante é que ela faça parte de uma dieta variada, com outros alimentos naturais, e não seja vista como solução única para atender às necessidades nutricionais.



Fonte: Metrópoles

Sobrevivente diz que pensou que fogo em bar na Suíça fosse brincadeira

Um dos sobreviventes do incêndio que matou pelo menos 40 pessoas em um bar de uma estação de esqui na Suíça durante a virada...

Marido de Isabel Veloso fala sobre gravidade do quadro: “Escolho acreditar”

Lucas Borbas, marido de Isabel Veloso, voltou a desabafar sobre a situação da influenciadora, que está internada desde o dia 26 de novembro, após...

Ouro fecha em baixa e prata sobe com aposta sobre demanda

O ouro fechou em queda nesta sexta-feira (2) na primeira sessão do ano, enquanto investidores ponderam os riscos de tensões geopolíticas e avaliam a...