Messias entra ano com missão de virar votos no Senado

O advogado-geral da União, Jorge Messias, inicia 2026 com uma missão crucial: conquistar apoio suficiente no Senado Federal para garantir sua aprovação como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). É o que avaliou a analista de política Luísa Martins durante o Live CNN desta sexta-feira (2).

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em novembro de 2025, Messias precisa superar resistências políticas antes de sua sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

 

 

Embates entre Executivo e Legislativo

O processo de indicação de Messias foi marcado por tensões entre o governo e o Congresso Nacional. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) demonstrou insatisfação com a demora de Lula em enviar a mensagem presidencial oficializando a indicação.

A analista pontua que o episódio reflete um contexto mais amplo: parlamentares e até alguns ministros do STF preferiam a indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nome que tinha apoio de Alcolumbre.

Esse impasse resultou em um adiamento da sabatina inicialmente prevista. “Muitas pessoas no ‘tete a tete’, se apresentando, conversando, apresentando currículo, conseguem virar votos”, explicou Luísa Martins, ressaltando a importância do período que Messias agora terá para dialogar individualmente com os senadores.

Messias tem forte relação de confiança com Lula, construída ao longo de sua trajetória política. Antes de assumir a Advocacia-Geral da União no atual governo, ele foi secretário para assuntos jurídicos da presidência durante a gestão de Dilma Rousseff (PT). Essa proximidade com o PT, no entanto, é vista como um possível obstáculo para conquistar votos da oposição no Senado.

A expectativa é que Lula envie a mensagem oficial ao Congresso Nacional apenas após o término do recesso parlamentar, em fevereiro. A partir daí, será definida a data da sabatina, momento em que Messias precisará demonstrar conhecimento jurídico e habilidade política para garantir os votos necessários tanto na CCJ quanto no plenário do Senado.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Sobrevivente diz que pensou que fogo em bar na Suíça fosse brincadeira

Um dos sobreviventes do incêndio que matou pelo menos 40 pessoas em um bar de uma estação de esqui na Suíça durante a virada...

Marido de Isabel Veloso fala sobre gravidade do quadro: “Escolho acreditar”

Lucas Borbas, marido de Isabel Veloso, voltou a desabafar sobre a situação da influenciadora, que está internada desde o dia 26 de novembro, após...

Ouro fecha em baixa e prata sobe com aposta sobre demanda

O ouro fechou em queda nesta sexta-feira (2) na primeira sessão do ano, enquanto investidores ponderam os riscos de tensões geopolíticas e avaliam a...