Relator: Debate sobre jornada 6×1 não pode ser eleitoreiro

O deputado federal Luiz Gastão (PSD-CE), relator de um dos projetos sobre a escala de trabalho 6×1, afirmou que o debate sobre mudanças na jornada trabalhista não pode ser tratado apenas como bandeira eleitoral. Segundo apuração da analista de Política da CNN Julliana Lopes durante o Hora H, o parlamentar destacou que o tema será prioridade no Congresso Nacional, mas exige uma abordagem equilibrada.

Segundo Gastão, transformar a discussão apenas em pauta eleitoreira, sem resultados concretos, prejudica os trabalhadores. “Transformar isso só em uma pauta eleitoral, em um discurso eleitoral, sem que isso saia do papel, é ruim para o trabalhador”, afirmou o deputado, que entregou relatório após ouvir desde representantes da Fiesp até integrantes de movimentos sociais.

Desafios econômicos e produtivos

A discussão sobre mudanças na jornada de trabalho envolve aspectos complexos da economia brasileira. Especialistas em mercado de trabalho demonstram preocupação não apenas com a escala 6×1, que poderia passar para 5×2, mas principalmente com a redução das horas trabalhadas sem um ambiente de redução de custos.

A produtividade do trabalho no Brasil está estagnada, o que representa um desafio para qualquer alteração na jornada. Uma possível mudança na escala acompanhada de redução nas horas trabalhadas poderia gerar aumento no custo do trabalho, afetando especialmente pequenas e médias empresas, que precisariam contratar mais funcionários para manter a produção.

Pressão social e internacional

O tema ganhou relevância no cenário político após o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), abrir um grupo de trabalho para discutir o assunto, designando Luiz Gastão como responsável. Atualmente, existem ao menos três textos em discussão no Congresso Nacional sobre alterações na jornada de trabalho.

O relator acredita que o tema fomentará atos e movimentos, especialmente de organizações sociais, o que aumenta a pressão para que o Congresso Nacional apresente respostas. Há também uma comparação crescente com outros países que já reduziram suas jornadas de trabalho, o que alimenta o debate sobre possíveis mudanças no Brasil.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Direita brasileira comemora captura de Maduro; governistas criticam

Integrantes da oposição no Congresso Nacional brasileiro comemoraram neste sábado (3) os ataques dos Estados Unidos à Venezuela e a anunciada captura do presidente...

“Stranger Things”: último episódio divide opiniões da web

Esta semana a série “Stranger Things” finalmente chegou ao fim, e o episódio final dividiu internautas: muitos expressaram descontentamentos em relação ao desfecho da...

Entenda qual deve ser o futuro da Venezuela após ataques dos EUA

O que acontecerá a seguir na Venezuela está longe de ser claro. A Constituição do país estabelece que o poder passará para a vice-presidente...