Risco de prisão trava retorno de Eduardo Bolsonaro ao Brasil

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que não irá entregar o cargo de escrivão na Polícia Federal, função para a qual foi aprovado em concurso público em 2010. No entanto, ele enfrenta um sério impedimento para reassumir suas funções: o risco de ser preso caso retorne ao Brasil. A apuração é da analista de Política da CNN Jussara Soares durante o CNN Prime Time.

Eduardo Bolsonaro é réu em uma ação penal pelo crime de coação no curso do processo, relacionada à sua atuação nos Estados Unidos. Ele é investigado por, supostamente, tentar fazer os Estados Unidos intervirem no processo da trama golpista no Brasil.

Impossibilidade de retorno ao Brasil

Os próprios aliados do ex-deputado reconhecem que as chances de ele manter o cargo de escrivão na PF são extremamente remotas. O principal obstáculo é a impossibilidade de retornar ao Brasil no curto prazo, devido ao risco iminente de prisão. Sem poder se apresentar presencialmente para reassumir suas funções, a perda do cargo torna-se praticamente inevitável.

Eduardo Bolsonaro passou no concurso da Polícia Federal em 2010 e atuou em São Paulo antes de iniciar sua carreira política. Em seu pronunciamento, ele mencionou que contribui para a aposentadoria pela Polícia Federal, demonstrando interesse em manter vínculo com a instituição.

Futuro político incerto

Mesmo com a provável perda do cargo na Polícia Federal, o PL (Partido Liberal) não pretende desperdiçar o potencial eleitoral de Eduardo . Existe um planejamento para que ele dispute uma cadeira no Senado Federal nas eleições deste ano, mesmo que precise fazer campanha à distância – uma estratégia inédita na política brasileira.

Outra possibilidade considerada é que Eduardo Bolsonaro tente retornar à Câmara dos Deputados, atuando como um importante puxador de votos para o partido. No entanto, essas estratégias podem ser comprometidas caso ele seja condenado pelo crime de coação, o que poderia resultar na perda de seus direitos políticos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Nissan X-Trail híbrido será lançado no Brasil em 2026

O ano de 2026 vai marcar o fim de uma novela na Nissan: após anos de expectativa, estudos e testes com protótipos rodando em...

Trump diz que Irã pode ser “atingido com muita força” em meio a protestos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou o Irã no domingo (4) sobre uma forte resposta caso as forças de segurança intensifiquem a...

Estações de tratamento de água são afetadas após chuvas na Baixada Santista

Após as chuvas intensas que atingiram a Baixada Santista na madrugada deste domingo (4), os serviços de captação e tratamento de água das ETAs...