Enchentes repentinas deixam 14 mortos e quatro desaparecidos na Indonésia

Pelo menos 14 pessoas morreram após serem arrastadas por enchentes repentinas em Sulawesi do Norte, Indonésia, informou um oficial nesta terça-feira (6), enquanto as buscas pelos desaparecidos continuam.

Fortes chuvas na madrugada de segunda-feira (5) provocaram enchentes repentinas na ilha de Siau, localizada na região de Siau Tagulandang Biaro, disse Nuriadin Gumeleng, porta-voz da agência de resgate local.

Dezesseis socorristas foram mobilizados para procurar quatro pessoas que permanecem desaparecidas nesta terça-feira, disse Gumeleng à agência de notícias Reuters, acrescentando que 18 pessoas ficaram feridas até o momento.

“Continuamos coletando informações de moradores locais, caso haja mais desaparecidos”, afirmou.

Até esta terça-feira, as principais estradas nas áreas afetadas ainda estavam cobertas por pedras, detritos e lama espessa, disse Gumeleng.

Pelo menos 444 pessoas foram mobilizadas para escolas e igrejas locais após as enchentes, disse o porta-voz da agência nacional de mitigação de desastres, Abdul Muhari, em um comunicado.

As autoridades mobilizaram escavadeiras para desobstruir as estradas bloqueadas por destroços e lama, acrescentou.

As enchentes também destruíram centenas de casas e prédios governamentais, afirmou o governador de Sulawesi do Norte, Yulius Selvanus.

As enchentes repentinas ocorreram no auge da estação chuvosa na ilha de Sulawesi, conforme previsto pela agência meteorológica da Indonésia.

Espera-se que as ilhas de Java, Sulawesi, Maluku e Papua atinjam o pico da estação chuvosa em janeiro e fevereiro deste ano, aumentando os riscos de enchentes, segundo a agência meteorológica.

Em outras partes da Indonésia, como Sumatra e Bornéu, as chuvas atingiram seu pico em novembro e dezembro do ano passado.

Em novembro passado, enchentes e deslizamentos de terra causados ​​por ciclones mataram mais de mil pessoas em Sumatra, e centenas ainda estão desaparecidas. Grupos ambientalistas afirmam que o desmatamento ligado à mineração e à exploração madeireira agravou o impacto das inundações.

Primeira fase do plano para desarmar Hezbollah foi concluída, diz Líbano

O Líbano anunciou nesta quinta-feira (8) que concluiu a primeira fase de seu plano para desarmar o Hezbollah e outros grupos no sul do...

Vídeo mostra criminoso pedindo emprego antes de roubar posto no Pará

Um criminoso foi flagrado por câmeras de segurança pedindo emprego momentos antes de anunciar um assalto a um posto de combustíveis localizado no cruzamento...

BDM: escolha de presidente da CVM surpreende mercado financeiro

A indicação do advogado Otto Lobo para presidir a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) de forma definitiva gerou surpresa no mercado financeiro e entre...