Morre Beatriz González, referência da arte contemporânea da América Latina

Morreu na sexta-feira (9) a pintora, Beatriz Gonzáles, considerada uma das principais referências da arte contemporânea da América Latina. Gonzáles tinha 93 anos e também foi uma das fundadoras do MAMM (Museu de Arte Moderna de Medellín), na Colômbia.

Em nota, o museu lamentou a morte da pintora e destacou sua importância para a arte, além de reforçar o rigor intelectual e domínio técnico.

“Beatriz fez parte do grupo de intelectuais, artistas, curadores e empreendedores que, em 1978, lideraram a criação deste Museu, impulsionados pela convicção de que Medellín precisava de um espaço para o pensamento disruptivo. Desde então, sua trajetória tem servido de guia para nossa instituição”, escreveu a instituição.

Entre suas obras mais conhecidas estão “Los suicidas del Sisga” (1965) e “Auras anónimas” (2009).

A Pinacoteca de São Paulo também lamentou a morte de Gonzáles. O museu lembrou da que a primeira exibição do trabalho de González no Brasil ocorreu em 1971, durante sua participação na 11ª Bienal de São Paulo.

“Conhecida como a “maestra” da arte colombiana, Beatriz questionou ideais de bom gosto, o kitsch e a cultura popular ao mesclar ícones religiosos, mídia de massa e pintura vernacular, sempre em confronto direto com a história dos conflitos políticos e sociais de seu país”.

Famosos lamentam morte de Titina Medeiros, atriz de “Cheias de Charme”

A atriz Titina Medeiros, 48, conhecida por papéis em “Cheias de Charme” (2012) e “No Rancho Fundo” (2024), morreu neste domingo (11) em decorrência...

Morre, aos 48 anos, a atriz Titina Medeiros

A atriz Titina Medeiros morreu aos 48 anos, neste domingo (11), após lutar contra um câncer de pâncreas. A informação foi confirmada por familiares. “Siga...

Lula pode alcançar recorde de 39 pastas com Ministério da Segurança Pública

Se a criação de um ministério dedicado exclusivamente à segurança pública for confirmada, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá...