Mercosul e UE assinam acordo de livre comércio após 26 anos de negociação

Mercosul e UE (União Europeia) assinaram neste sábado (17), em Assunção, no Paraguai, um acordo de livre comércio que irá integrar 720 milhões de pessoas e somará um PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 22 trilhões. O tratado já é negociado há 26 anos, desde 1999.

A cerimônia contou com a presença de todos os presidentes do Mercosul, exceto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Também estiveram presentes para firmar a assinatura os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, Ursula Von der Leyen e António Costa.

O Brasil esteve representado pelo seu ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira. Lula preferiu realizar um encontro “solo” com Ursula Von der Leyen no Rio de Janeiro, na véspera, sexta-feira (16).

Pelo acordo, o Mercosul eliminará as tarifas sobre 91% das exportações da UE ao longo de um período de 15 anos. Já os europeus eliminarão progressivamente as tarifas sobre 92% das exportações do Mercosul num período de até dez anos.

Um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) mostrou que o Brasil deve ser o principal beneficiado pelo acordo comercial, com um impacto positivo de 0,46% em seu PIB (US$ 9,3 bilhões) até 2040. O Mercosul como um todo teria alta de 0,2%, já a União Europeia, de 0,06%.

Os investimentos no Brasil, de acordo com o estudo, subiriam 1,5% em 15 anos; as exportações 3%; e as importações também 3%.

Trump diz que é hora de nova liderança no Irã após ser chamado de criminoso

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu uma nova liderança no Irã após o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, tê-lo chamado...

Luan Pereira recebe alta após sintomas de arritmia cardíaca

O cantor sertanejo Luan Pereira, de 22, recebeu alta hospitalar na tarde deste sábado (17) após passar por um susto após um show em...

Alan Sanches, deputado estadual da Bahia, morre aos 58 anos

O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) morreu neste sábado (17) aos 58 anos. Sem informar a causa da morte, a sigla lamentou a...