A cerca de um mês para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes em todo o Brasil começam a intensificar os esforços de preparação para as provas.
Na reta final dos estudos, muitos estudantes buscam por estratégias de memorização eficazes para assimilar e reter a vasta quantidade de informações, principalmente de conteúdos que têm mais dificuldades.
Pós-doutor e PhD em neurociências, Fabiano de Abreu explica que as práticas de algumas técnicas podem ajudar não apenas no bom desempenho no Enem, mas também na capacidade de memorização e redução do risco de déficits de memória no futuro.
O especialista alerta, no entanto, que é preciso tomar cuidado nos exercícios para evitar sobrecargas e acabar prejudicando todo o preparo para o exame, aplicados neste ano em 05 e 12 de novembro.
“Existem exercícios que podem aumentar a capacidade de memorização e reduzir o risco de déficits de memória no futuro. No entanto, é importante ter cuidado ao realizar esses treinos para evitar sobrecargas. Aconselho que haja momentos de pausas para aumentar a produtividade do indivíduo“, orientou.
VEJA DEZ DICAS PARA POTENCIALIZAR OS ESTUDOS
Escolha um ambiente adequado
Antes de começar os estudos, encontre um local tranquilo, iluminado e livre de distrações para manter o foco.
Grave os estudos
Utilize um gravador de áudio e leia em voz alta os textos e os conceitos-chave. O ato de ouvir e falar ajuda na retenção das informações.
Anote todas as informações
Faça anotações organizadas em forma de tópicos enquanto estuda. Escrever o conteúdo de maneira resumida ajuda a tornar o assunto mais claro em sua mente.
Divida as anotações
Divida suas anotações em blocos de papel ou cartões e coloque-os em lugares visíveis, como na parede do seu quarto. Isso facilita a revisão constante.
Leia em voz alta
Leia em voz alta o material de estudo, linha por linha, até conseguir memorizar todas as palavras e os conceitos importantes do texto.
Escreva aquilo que lembrar
Após decorar o texto, escreva tudo o que você recorda. Isso ajuda a reforçar o que foi aprendido.
Ensine alguém
Uma ótima maneira de fixar o conteúdo é ensiná-lo a outra pessoa. Isso exige uma compreensão profunda e permite reter mais informações sobre o assunto.
Ouça suas gravações
Aproveite momentos ociosos, como viagens ou caminhadas, para ouvir suas gravações de áudio. Isso serve para revisar e consolidar o conhecimento.
Faça intervalos
Estabeleça pequenas pausas durante o estudo para ajudar na fixação dos conteúdos. No entanto, evite abusar dos intervalos, afinal o excesso pode prejudicar a memorização.
Crie mapas mentais
Organize as informações usando símbolos, imagens e gráficos. Essa técnica facilita a memorização ao associar o conteúdo com algo já conhecido, criando uma estrutura visual.