A Espanha apresentou um novo nome no tênis. Rafa Jódar, de 19 anos, avançou à segunda rodada do Open da Austrália nesta terça-feira, em sua estreia em chaves principais de Grand Slam e em torneios acima do nível ITF e Challenger.
O triunfo marcou o primeiro jogo do madrilenho no circuito de elite.
Jódar deixou a universidade no fim de 2025 para se profissionalizar e passou a competir integralmente no circuito internacional a partir desta temporada.
Formado no Club de Tenis Chamartín, o espanhol teve rivalidade de base com Martín Landaluce. Em Melbourne, recebeu apoio de amigos na arquibancada, entre eles o ex-jogador e atual treinador Javier Martí.
Em 2023, Jódar atuou como sparring no Mutua Madrid Open e treinou com nomes do topo do ranking. No último dia 11 de janeiro, realizou sessão na quadra central do Australian Open com o então número 1 do mundo.
Fora das quadras, o tenista acompanha o Real Madrid e cita Álvaro Morata como referência. No tênis, aponta Rafael Nadal como ídolo de infância e Jannik Sinner como inspiração atual.
Jódar afirma que seu melhor golpe é a direita e diz ter como objetivo alcançar o topo do ranking. Questionado sobre preferências, escolhe Roland Garros como o Grand Slam que gostaria de vencer.
As declarações foram concedidas em entrevista ao jornal Marca.
Quem é Victoria Barros, tenista que fez história no Australian Open
