A França solicitou um exercício da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Groenlândia e está pronta para contribuir, informou o gabinete do presidente francês, Emmanuel Macron, nesta quarta-feira (21).
A notícia do pedido surge no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chega a Davos, na Suíça, nesta quarta-feira, onde provavelmente usará o Fórum Econômico Mundial para intensificar sua pressão pela aquisição do território dinamarquês, apesar dos protestos europeus, no maior desgaste das relações transatlânticas em décadas.
Em discurso em Davos na terça-feira (20), Macron afirmou que a Europa não cederá a valentões nem se deixará intimidar, em uma crítica contundente à ameaça de Trump de impor tarifas elevadas caso a Europa não permita que ele assuma o controle da Groenlândia.
A CNN solicitou um posicionamento da Otan.
Líderes da Otan alertaram que a estratégia de Trump para a Groenlândia pode desestabilizar a aliança. Trump vinculou a Groenlândia à sua frustração por não ter recebido o Prêmio Nobel da Paz.
O que é um exercício da Otan?
Eles são programados por um comandante da aliança e podem variar em escopo, desde alguns oficiais até “cenários de combate em grande escala envolvendo aeronaves, navios de guerra, peças de artilharia, veículos blindados e milhares de soldados”, segundo o site da Otan.
Os países da organização apoiam os exercícios fornecendo contribuições nacionais na forma de tropas, equipamentos ou outros tipos de apoio. “Os países participantes são normalmente responsáveis por financiar qualquer forma de contribuição nacional”, afirma a aliança.
*Com informações da CNN
Entenda a história da Groenlândia e por que Trump quer a ilha
