Ciclistas resgatados em trilha de SP sobreviveram com palmito e água de rio

Os ciclistas Gilberto Alves de Almeida, de 61 anos, e Carlos Gomes Pereira, de 58, encontrados vivos na manhã desta terça-feira (20) após seis dias desaparecidos ao realizarem uma trilha na Estrada de Jacuba, em Juquitiba, São Paulo, se alimentaram de palmitos encontrados na mata e beberam água do rio para sobreviverem durante o período em que estavam perdidos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, eles foram encontrados a aproximadamente 12 quilômetros do último ponto narrado por Gilberto em áudio para o filho. O resgate dos amigos foi realizado através do helicóptero Águia, da Polícia Militar.

As buscas, que tiveram início às 7h30 de ontem (20), contou com três equipes acessando a mata por trilhas distintas.

Veja momento em que ciclistas foram encontrados

Os dois foram encontrados por volta das 10h50 pela equipe de buscas, no entanto, a informação da localização só chegou ao posto de comando quando parte da equipe retornou para a sede — cerca de 2h30 de caminhada —, para conseguirem sinal e informar sobre o encontro e a localização.

Eles foram encaminhados ao Hospital das Clínicas, na capital paulista, para avaliação médica. À CNN Brasil, Ana Paula Melo, filha de Gilberto, afirmou que o pai segue em observação.

O que se sabe sobre o desaparecimento de ciclistas em SP

Reencontro com a família

Um vídeo divulgado pelo Corpo de Bombeiros mostra o reencontro dos homens com familiares. Nas imagens, é possível ver a emoção de Ana Paula Melo, filha de Gilberto, ao encontrar o pai após seis dias de desaparecimento.

O vídeo ainda mostra que os ciclistas estavam conscientes, porém com certa dificuldade de caminhar. Em determinado momento, os bombeiros fazem perguntas para Carlos, mais conhecido como Caco.

O homem as responde e os profissionais seguem os procedimentos.

Quem são os ciclistas

Gilberto é divorciado e pai de três filhos. Segundo Ana Paula Melo, uma das filhas do homem, ele já havia feito do ciclismo parte da própria vida. Na vida profissional, Gilberto, morador de Embu das Artes, atua como gerente comercial na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo.

Já o amigo Carlos, é solteiro e trabalha como ajudante de caminhoneiro. Ele também já havia incluído o ciclismo como um hobby para a vida.

Ciclistas são encontrados vivos em trilha de SP após 6 dias desaparecidos

Segundo um colega de Caco, como o homem é conhecido, Gilberto e Carlos já são amigos há mais de 25 anos e começaram a pedalar juntos há cerca de dois anos. Além disso, já teriam uma nova viagem marcada para depois da trilha. “Ele é meu amigão do peito, inclusive tem uma bicicleta minha na casa dele. Essa é nossa válvula de escape, é o que gostamos de fazer”, diz Odair Fernandes.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

Botafogo x Volta Redonda: saiba onde assistir ao Campeonato Carioca

Equipes se enfrentam pela terceira rodada do Campeonato Carioca, nesta quarta-feira (21/1), às 19h Fonte: Metrópoles

José Martínez detalha problema na Venezuela e ausência no Corinthians

O volante José Martínez publicou uma nota e comentou sobre a situação na Venezuela. Ele ainda não se reapresentou ao Corinthians em 2026 Fonte: Metrópoles...

Rayan pode se tornar a maior venda da história do Vasco; veja lista

Cria da base, Rayan está na mira do Bournemouth, da Inglaterra, e pode se tornar a maior venda da história do clube Fonte: Metrópoles