UE cogita “drible” no Parlamento e entrada provisória de pacto com Mercosul

A Comissão Europeia avalia a possibilidade de implementar, em caráter provisório e sem ratificação legislativa, o acordo de livre comércio com o Mercosul.

O tratado comercial sofreu um revés nesta quarta-feira (21), com a decisão do Parlamento Europeu de levá-lo à Corte de Justiça da União Europeia, que poderia levar até dois anos para proferir uma sentença.

Os eurodeputados aprovaram a moção por 334 votos favoráveis, 324 contra e 11 abstenções.

Fontes em Bruxelas disseram ao CNN Money que a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, cogitam uma nova alternativa para a entrada em vigência do acordo.

A implementação provisória, que consta dos termos finais do tratado, seria um “drible” no Parlamento Europeu e na Corte de Justiça.

Mesmo presente em outros acordos de livre comércio, esse mecanismo jamais foi usado pela UE.

No caso de implementação do pacto Mercosul-UE, em caráter temporário, sua vigência só seria interrompida com uma votação contrária do Parlamento ou sentença desfavorável da Corte de Justiça.

Na prática, representaria um fator de desgaste político com os eurodeputados e com países como França e Polônia, que resistem à parceria comercial com o Mercosul.

A própria Von Der Leyen teria dito na sexta-feira passada (16) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante encontro no Rio de Janeiro, que essa era uma possibilidade legal.

Para levar adiante essa saída, no entanto, as fontes em Bruxelas afirmam que seria importante ver todos os países do Mercosul ratificando rapidamente o acordo em seus legislativos. Isso aumentaria a pressão sobre o Parlamento Europeu.

No Paraguai, o Congresso Nacional quer ser o primeiro dos quatro sócios do bloco a aprovar o acordo e pretende votá-lo ainda em fevereiro.

O governo brasileiro avalia que a melhor resposta ao Parlamento Europeu, neste momento, é acelerar a ratificação do acordo e concluir sua tramitação ainda no primeiro semestre.

A leitura, em Brasília, é que a rápida aprovação do tratado pelos países do bloco sul-americano daria elementos para a Comissão Europeia também pressionar a Corte de Justiça da UE.

O que deve ficar mais barato com o acordo entre Mercosul-UE

Confira os resultados da 5ª rodada do Paulistão A2

A competição segue na primeira fase, grupos únicos com 16 times, e o equilíbrio é grande após as quatro primeira rodadas Fonte: Metrópoles

Paulistão A2: Ferroviária vence Inter de Limeira e segue invicta

Pela 4ª rodada do Paulistão A2 Rivalo 2026, a Ferrinha despachou o adversário por 2 x 1 na Fonte Luminosa Fonte: Metrópoles

XV de Piracicaba fica no empate com o Água Santa pelo Paulistão A2

O duelo foi considerado um "dos opostos": o Nhô Quim em busca de reação após duas derrotas seguidas, e o Netuno voando na ponta...