Gilmar defende decisão da PGR de arquivar representação contra Toffoli

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), defendeu a decisão do procurador-geral da República, Paulo Gonet, de arquivar representação de impedimento e suspeição contra o ministro Dias Toffoli no caso do Banco Master. 

Em publicação no X (antigo Twitter), na noite desta quinta-feira (22), o decano afirmou que a decisão da PGR “evidencia o funcionamento regular das instituições da República”.

“Em um Estado de Direito, a preservação do devido processo legal e a observância das garantias institucionais constituem condições essenciais para a estabilidade democrática e para a confiança da sociedade nas instituições”, prosseguiu.

Ainda segundo o decano da Suprema Corte, “decisões fundadas em critérios jurídicos objetivos, afastadas de pressões circunstanciais, fortalecem a segurança jurídica e reafirmam a maturidade institucional do sistema constitucional brasileiro”.

Como mostrou a CNN Brasil, Gonet arquivou pedido foi formulado pelos deputados federais Adriana Ventura (Novo-SP), Carlos Jordy (PL-RJ) e Caroline de Toni (PL-SC), e se referia ao fato de Toffoli ter viajado em um jatinho junto com um dos advogados de executivos do Banco Master.

Oscar 2026: confira reação de Wagner Moura após indicações

Leonardo Lacca, preparador de elenco de “O Agente Secreto” mostrou a reação do ator Wagner Moura ao receber a notícia de que o filme...

Criminoso é morto ao tentar assaltar coronel da PM no Rio de Janeiro

O subcomandante do Batalhão do Méier, tenente-coronel Vidal, que estava em uma viatura descaracterizada, reagiu a uma tentativa de assalto nesta quinta-feira (22) e...

Vance justifica ação do ICE contra menino de cinco anos após prisão do pai

O vice-presidente JD Vance defendeu a ofensiva do governo contra a imigração em Minnesota e a recente detenção de uma criança pequena durante declarações...