Os ensaios técnicos das escolas de samba do Rio de Janeiro começam nesta sexta-feira (23). Até domingo, as agremiações da Série Ouro desfilam pela Marquês de Sapucaí – sendo cinco comunidades por noite. Os eventos seguem gratuitos, bastando apenas que o público chegue até o Sambódromo.
Já nos finais de semana seguinte, ou seja, de 30 de janeiro a 8 de fevereiro, quando o Grupo Especial atravessa a passarela, será necessário a retirada de um ingresso digital – que pode ser acessado pelo celular. A medita inédita foi anunciada pela Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) na última quinta-feira (22), como forma de evitar superlotação.
Como fazer a retirada dos ingressos?
A partir do meio-dia desta sexta, os ingressos gratuitos estarão disponíveis no aplicativo Rio Carnaval. Será possível emitir apenas uma entrada por CPF – seja para arquibancadas e frisas.
No caso de estrangeiros, ao selecionar no aplicativo um país diferente, deverá ser informado o número do passaporte. A regra também será mantida de um ingresso por documento.
Diante das críticas que rapidamente tomaram conta das redes sociais do Rio Carnaval e da Liesa, as equipes explicaram que a emissão de ingressos é apenas uma forma de organizar o acesso, garantir segurança e melhorar a experiência de quem vai curtir a Sapucaí.
Além disso, também terão ingressos físicos para serem retirados em todas as portarias para atender o público que não tem acesso a celular.
