Azeite fica mais barato com melhora de safra na Europa

O preço do azeite de oliva acumulou 11 meses de queda em 2025 e fechou o ano com um dos maiores recuos entre produtos vendidos em supermercados de São Paulo. No total, a deflação foi de 25,02% em relação aos valores praticados em 2024. As quedas foram motivadas pela melhora dos ciclos da olivicultura na Europa, região que concentra a maior parte da produção global.
Os dados são do Índice de Preços dos Supermercados (IPS), divulgados nesta terça-feira (2/2) pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), que organiza o mapeamento em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
A normalização da oferta internacional, após quebras de safra registradas na Europa ao longo de 2024, foi determinante para a redução das cotações no ano passado. “A partir de março de 2025, houve uma redução gradual no preço, impulsionado, principalmente, pela retomada da produção europeia e pela isenção da alíquota sobre a importação do produto”, explica Felipe Queiroz, economista chefe da Apas.
Ele acrescenta que a trajetória de queda está diretamente relacionada a decisões do mercado brasileiro, que se beneficiou da isenção da alíquota sobre a importação do produto, adotada pelo governo federal.
Só em dezembro, o produto ficou 3,02% mais barato nos supermercados brasileiros, o que ajudou a baixar os preços da subcategoria de óleos, que encerrou 2025 com diminuição de 4,93%. “O movimento representa um alívio significativo para o consumidor, especialmente após um período de forte pressão nos preços do produto, observado em anos anteriores”, afirma a Apas, em nota.

Câmara aprova inclusão de biodigestores no Auxílio Gás do Povo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a inclusão da instalação de biodigestores como uma das modalidades do Auxílio Gás do Povo, avançando...

Alcaraz desiste de disputar ATP de Roterdã após título do Australian Open

Carlos Alcaraz não disputará o ATP 500 de Roterdã, na Holanda, cujo início está marcado para a próximo sábado (7). Após a conquista do...

Cármen propõe recomendações éticas a juízes eleitorais em 2026; veja lista

A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, anunciou que vai apresentar uma carta de recomendação sobre a conduta de juízes eleitorais...