Associações pedem veto de Lula a novo penduricalho na Câmara e no Senado

Um grupo de dez organizações da sociedade civil encaminhou ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira (6), pedindo o veto a trechos de dois projetos de lei recém-aprovados que instituem novos “penduricalhos” para servidores da Câmara dos Deputados e do Senado.

O ofício também reforça solicitação já feita em dezembro, pelas mesmas entidades, de veto presidencial a um mecanismo semelhante criado para os funcionários do TCU (Tribunal de Contas da União).

O pedido é assinado por Transparência Brasil, República.org, Associação Fiquem Sabendo, Centro de Liderança Pública, Livres, Movimento Brasil Competitivo, Movimento Orçamento Bem Gasto, Movimento Pessoas à Frente, Plataforma Justa e Transparência Internacional (seção Brasil).

 

 

As entidades argumentam que os projetos institucionalizam a “licença compensatória” pela primeira vez em lei, o que levará a pagamentos acima do teto constitucional de remuneração e aumento dos gastos públicos, com possível efeito cascata na administração.

O novo penduricalho autoriza a concessão de um dia de folga a servidores comissionados ou em funções de chefia a cada três trabalhados, com a possibilidade de conversão dessa indenização em dinheiro, sem incidência de Imposto de Renda.

Para a coalizão de associações, o veto ganha mais importância ainda diante da decisão proferida pelo ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), nesta quinta-feira (5).

Dino suspendeu o pagamento de verbas indenizatórias, nos três Poderes, sem previsão expressa em lei. O STF deve deliberar o tema em plenário no fim do mês.

Um levantamento citado no ofício, feito pela Transparência Brasil e pela República.org, indica que o Judiciário desembolsou ao menos R$ 1,2 bilhão em 2024 com licença-compensatória para 10,7 mil magistrados, sem limitação pelo teto constitucional.

Vídeo: mulher discute com cadeirante, atropela pessoas e acaba presa em SP

Uma mulher foi presa em flagrante, nesta segunda-feira (2), após atropelar duas pessoas e quase atingir um homem em cadeira de rodas na Avenida...

Conheça a brasileira eleita professora mais influente do mundo

A educadora brasileira Débora Garofalo foi reconhecida como a professora mais influente do mundo ao receber o prêmio Global Teacher Influencer of the Year. A...

Funcionário publicou vídeo racista em perfil de Trump por engano, diz fonte

Um vídeo racista compartilhado na conta Truth Social do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi apagado nesta sexta-feira (6), e a Casa Branca...