Conheça a brasileira eleita professora mais influente do mundo

A educadora brasileira Débora Garofalo foi reconhecida como a professora mais influente do mundo ao receber o prêmio Global Teacher Influencer of the Year.

A conquista ocorreu na última segunda-feira em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sendo a primeira vez que este prêmio é concedido. A premiação foi criada para reconhecer professores que utilizam as redes sociais como meio de promover educação para além da sala de aula.

Em entrevista à CNN, Débora Garofalo relatou como recebeu a notícia de forma surpreendente.

“Recebi uma ligação inusitada às duas horas da manhã na madrugada do Brasil. Os organizadores da premiação pediram para que eu fosse a Dubai”, contou.

A professora explicou que inicialmente estranhou o convite, pois já havia participado do evento no ano anterior. “A única coisa que me falaram é que eu seria reconhecida, mas nunca imaginei que seria uma premiação.”

Projeto nascido da adversidade

O reconhecimento veio pelo projeto de robótica com sucata desenvolvido pela educadora. A iniciativa surgiu em 2015, na escola Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Almirante Ariparreiras, localizada em São Paulo, em uma área com alto índice de vulnerabilidade social e violência.

“O projeto nasceu de uma problemática social dos próprios estudantes. Eles me surpreenderam ao relatar que o lixo era um problema na vida deles, um lixo que impedia essas crianças de chegar até a escola”, explicou Débora.

Diante dessa realidade, a professora decidiu transformar o desafio em oportunidade. “Eu preferi trabalhar com o lixo como objeto de conhecimento, podendo trabalhar a robótica com sucata“.

O que começou como uma solução para um problema local tornou-se uma política pública no estado de São Paulo, presente em 5.400 escolas e beneficiando 3,7 milhões de estudantes.

“De lá para cá, venho trabalhando de maneira incansável para democratizar o acesso à tecnologia e inovação no nosso país, mostrando que mesmo em contextos de escassez é possível promover uma educação de qualidade, principalmente de equidade.”

Influência nas redes sociais

Apesar do reconhecimento, Débora afirmou que não se considera uma influenciadora digital. “Desde 2015, utilizo muito as redes sociais para troca com os meus colegas professores, mas também para incentivar a eles olharem os trabalhos que eu pratico.”

A educadora destacou que temas como robótica e inteligência artificial ainda são complexos no Brasil, especialmente considerando as diferenças de infraestrutura entre regiões.

A professora também ressaltou a importância da premiação no contexto atual, onde é comum ver influenciadores de outras áreas com grande alcance entre os jovens.

“É muito comum a gente ver influencers na música, artistas, ou às vezes até pessoas que não têm um domínio total para falar sobre um determinado tema. De repente, você ter um professor reconhecido por esse meio, faz toda a diferença.”

Para Débora, o prêmio representa mais do que um reconhecimento pessoal. “Está sendo um orgulho, uma honra, mas principalmente por elevar a nossa educação ao nível mais alto do mundo”.

Ela também enfatizou que a premiação traz à luz a necessidade de investimento em educação no Brasil e a importância de valorizar os docentes do país. “O prêmio é um alento, porque ele traz de uma maneira muito clara que a gente precisa investir em educação.”

Professor brasileiro perde 21% do tempo de aula para manter disciplina

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Finep e MCTI anunciam R$ 3,3 bi em recursos para impulsionar NIB

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) anunciaram, nesta sexta-feira (6), o lançamento de 13...

Anatel trabalha para reestabelecer o bloqueio do Rumble no Brasil

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) atua para reestabelecer o bloqueio da plataforma Rumble, que está impedida de operar no Brasil, por determinação do...

STF tem maioria para tratar caixa 2 como crime eleitoral e improbidade

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para admitir que casos de caixa dois possam gerar responsabilização como crime eleitoral e como ato de...