Menos de um ano após a entrega de obras ligadas à preparação de Belém para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), registros de furtos, vandalismo e depredações já fazem parte da rotina em dois dos principais espaços de lazer da capital: o Parque Linear da Doca e a Nova Tamandaré.
Comerciantes, trabalhadores e frequentadores relatam prejuízos constantes e dificuldades para manter o funcionamento dos equipamentos públicos.
Desde a inauguração dos espaços públicos, mais de 5 pessoas já foram presas após furtar fiações elétricas. Ao longo da Doca, o cenário é de deterioração com portas quebradas e banheiros depredados.
Segundo relatos de trabalhadores, os problemas começaram com pequenos danos, como torneiras arrancadas, e foram se agravando com o tempo.
Os principais alvos das ações criminosas são os quiosques e lanchonetes instalados na área. Na Nova Tamandaré, a situação foi ao extremo e também exigiu intervenções recentes do poder público.
Em dezembro de 2025, a Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) de Belém, fez reparos e recompôs equipamentos urbanos após registros de vandalismo no espaço.
Na ocasião, foram instaladas oito bituqueiras e seis novas lixeiras, além da retirada de estruturas danificadas. Ainda segundo a Sezel, 3 guarda-sóis e 6 lixeiras que haviam sido vandalizadas precisaram ser removidos e substituídos.

Em relação à segurança, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou que a Polícia Militar mantém policiamento preventivo e ações ostensivas nas áreas da Nova Doca e da Tamandaré.
A Segup esclareceu ainda que, nos casos em que há registro de ocorrências, a Polícia Civil é responsável pela apuração dos fatos, seguindo os procedimentos legais.
Em nota, a Prefeitura de Belém, disse que a Guarda Municipal de Belém (GMB) realiza rondas diárias de patrulhamento nos parques lineares da capital, incluindo a Doca e a Tamandaré.
E que além disso, o município ampliou o monitoramento eletrônico, com a instalação de 40 câmeras de segurança nos parques lineares.
