Vândalos do 8/1: primo dos filhos de Bolsonaro e mais 4 são alvos da PF

Polícia Federal tenta prender nesta quarta-feira (25) mais cinco suspeitos de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro – quando vândalos invadiram e danificaram os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, em Brasília.

Além dos mandados de prisão preventiva, a PF cumpre também 13 ordens de busca e apreensão contra 12 suspeitos em quatro estados. A operação foi autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

A GloboNews apurou que Léo Índio, primo de três filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, está entre os alvos de buscas. No fim de janeiro, a PF já tinha feito buscas em endereços dele em Brasília e no Rio.

Esta é a 19ª fase da operação Lesa Pátria, iniciada ainda em janeiro. A etapa atual mira tanto os participantes dos atos golpistas quanto os incentivadores da ação.

Segundo a PF, há mandados sendo cumpridos em Cuiabá (MT)Cáceres (MT), Santos (SP), São Gonçalo (RJ) e em Brasília (DF).

Até a última atualização desta reportagem não haviam sido dadas informações sobre os alvos dos mandados de prisão e de busca e apreensão.

Segundo a PF, os fatos investigados incluem os seguintes crimes:

  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • dano qualificado;
  • associação criminosa;
  • incitação ao crime;
  • destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido;
  • crimes da lei de terrorismo.

Léo Índio

Ainda nas horas seguintes aos atos de vandalismo em Brasília, em janeiro, Léo Índio publicou imagens em uma rede social em cima do Congresso Nacional e próximo ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Em uma das postagens, ele aparece com os olhos vermelhos, segundo ele devido ao gás lacrimogêneo usado pela Polícia Militar.

“Vale Tudo” é novela para quem gosta de assistir novela

Quer queiram ou não, “Vale Tudo” já se coloca como um dos assuntos obrigatórios, mostrando-se preparada para, aos poucos, superar as incertezas e dúvidas...

Neto de Bolsonaro rouba a cena em live e ex-presidente dispara: “Queremos Jair até 2100”

Jair Henrique, mais conhecido como Jairzinho, neto de Jair Messias Bolsonaro, explodiu o fofurômetro na noite desta terça-feira (22/4), durante uma transmissão ao vivo...

Amigos de Maidê Mahl criam vaquinha para ajudar na recuperação da atriz

Após meses longe dos holofotes, a atriz Maidê Mahl está em processo de recuperação. Encontrada em estado crítico em um hotel em São Paulo,...