O vereador N. Lima (PP) disse, na manhã de hoje (9), que vai pedir ao prefeito de Rio Branco, Sebastião Bocalon, a imediata exoneração do Chefe da Casa Civil, Valtim José da Silva. A motivação, segundo ele, foram as agressões e os constrangimentos perpetrados pelo gestor na tentativa de aprovação de um empréstimo de R$ 340 milhões na Câmara Municipal. Valtin chamou a câmara de “balcão de negócios”, e tem sido culpado pelo desgaste na relação institucional entre os dois poderes.
O parlamentar também liderou a assinatura de um requerimento, aprovado por unanimidade, no qual exige um pedido de desculpas publicamente. “Não tem perfil para o cargo e os recentes episódios provam isso”, declarou o vereador, enfatizando que o pedido de exoneração é um pleito exclusivamente seu.
Valtim já foi afastado do cargo de articulador político, que hoje é ocupado pelo advogado Jonathan Santiago. N lima quer também que o prefeito torne sem efeitos as exonerações de pessoas ligadas aos vereadores Samir Bestene, Ismael Machado e Lene Petecão. “Ele vai pedir desculpa pelas ameaças e mal-estar causados”, finalizou o vereador, afirmando que as suas manifestações foram “aplaudidas” pela sociedade.