Rio Acre transborda, 18 bairros são atingidos na capital e Defesa Civil vê “início de grande desastre”

O Rio Acre transbordou no início da noite desta sexta-feira em Rio Branco. O monitoramento da Defesa Civil Municipal informou 14.04 metros, com 40 famílias levadas para abrigos e 18 bairros atingidos.

O coronel Falcão, que coordena a logística de apoio às famílias, disse há pouco que 90% dos atingidos habitam as margens de igarapés.

A previsão que ele faz, considerando o volume de chuvas que caiu na região e o que está por vir, não é animadora.

“É, infelizmente, o cenário de uma enchente de médio para grande porte, o início de um grande desastre”, afirmou o militar. Na capital, o rio recebe o impacto de todos os seus afluentes. O monitoramento que fazemos em toda a Bacia do Rio Acre revela que a situação é crítica em todo o interior do estado também, disse ele.

O nível do manancial subiu 5 metros nas últimas 36 horas (até a noite desta sexta).

Uma cota de 16 metros, que possivelmente será alcançada, será tratada como calamidade pública na capital acreana.

Em 1 de abril do ano passado, Rio Branco viveu sua maior enchente, com 17,72 registrado em primeiro de abril, com 96 mil pessoas expulsas de suas casas.

A maior tragédia foi em 2015, porém naquela época não havia a Cidade do Povo, para onde foram levadas milhares de famílias que habitavam regiões alagadiças.

 

Coronavírus, chikungunya, dengue: de onde vêm os nomes das doenças?

Você sabe como são escolhidos os nomes dos vírus e doenças? Além de características como sintomas e transmissão, as nomenclaturas podem surgir de locais...

Entenda por que é importante doar sangue também nas férias

Durante as férias, há uma redução significativa no número de doadores de sangue, principalmente porque muitas pessoas estão viajando ou fora da rotina e...

Confira agenda do Vasco antes de enfrentar o Madureira em Manaus

Após o empate em 1 x 1 contra o Nova Iguaçu, pela 1ª rodada do Campeonato Carioca, o Vasco se prepara para uma sequência...