Governo Lula reconhece emergência em 17 cidades do Acre e ministro comunica decisão ao governador

O ministro Waldez Goes (Desenvolvimento Regional) comunicou, em telefonema, ao governador Gladson Cameli, na tarde de domingo, que o governo federal reconheceu a emergência decretada pelo Governo no Acre em Rio Branco e outros 16 municípios, em razão das cheias dos rios e igarapés. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também conversou com Cameli.  Os ministros devem visitar as regiões mais críticas, atendendo ao convite do Estado.

Pela manhã, o governo do estado definiu ações emergenciais para enfrentar as enchentes que assolam diversos municípios acreanos.

Toda a estrutura possível do governo do Estado está à disposição das prefeituras de Tarauacá, Assis Brasil, Plácido de Castro e Jordão neste momento difícil, informou a Comunicação Social do governo local.

A cidade de Jordão, especialmente afetada pela cheia do Rio Tarauacá, recebeu insumos essenciais no sábado, 24, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Com cerca de 40% da área urbana comprometida e o hospital de referência inundado, a população local enfrenta uma situação crítica. O secretário de saúde do Acre, Pedro Pascoal, esteve pessoalmente na cidade para coordenar a entrega de suprimentos, destacando a importância do apoio neste momento difícil.

Insumos foram levados de avião para Jordão em uma ação emergencial do governo do Estado. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

Assis Brasil também decretou Situação de Emergência, enquanto na capital, Rio Branco, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento, atingindo 15,46 metros neste domingo, 25. Ainda no último sábado, 24, o governador Cameli visitou pessoalmente os pontos de transbordamento em Rio Branco e nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia, levando donativos e reforçando o compromisso do governo com a região.

A tendência, segundo institutos de acompanhamento ambiental, é de aumento das águas, agravando a situação nos municípios ainda nos próximos dias.

Governador vai a Brasília para conseguir apoio e recursos para as cidades acreanas atingidas pela cheia dos rios. Foto: Pedro Devani/Secom

“Estamos mobilizando todos os recursos do Estado para enfrentar essa situação crítica. Nossa prioridade é garantir o suporte necessário aos municípios afetados. Agradeço o apoio do governo federal e reforço nosso compromisso com a população acreana. Estamos unidos para superar essa adversidade juntos”, declarou o governador.

Menos é Mais conquista 1 bilhão de visualizações com bloco “Melhor Eu Ir”

Mais uma vez, o grupo Menos é Mais provou que é uma dos maiores fenômenos do pagode e da música nacional. Nessa segunda-feira (30/6),...

Vivendo momento delicado com briga judicial, Dona Ruth ganha elogios de Fafá

Nesta terça-feira (1º/07), Fafá de Belém publicou em suas redes sociais registros do encontro emocionante com Dona Ruth, mãe de Marília Mendonça. As fotos...

Marina Sena revela como Juliano Floss mudou a carreira dela

Marina Sena abriu o jogo sobre a relação com Juliano Floss e afirmou que o artista e atual namorado ajudou bastante na nova etapa...