Médico alerta sobre risco de infecção conjunta de Covid-19 e dengue: ‘pode ser letal’

Os pacientes que tiveram diagnósticos seguidos ou simultâneos de dengue e Covid-19 correm riscos de desenvolverem quadros severos e de maior chance de letalidade, principalmente idosos e pessoas com doenças crônicas. Esse é o alerta do médico responsável pelo Instituto de Vacinação e Infectologia de Piracicaba (SP), Hamilton Bonilha.

Em entrevista ao g1, o infectologista aponta possibilidade de subnotificação de casos de Covid-19 neste ano e reforça a necessidade de retomada da rotina de testes clínicos, principalmente após período de férias e de carnaval, quando as pessoas tendem a se aglomerar mais.

“A sintomatologia de dengue, até em pessoas mais jovens, tem sido muito intensa. Por isso, imagine, no caso de pessoas com mais idade, em que a letalidade costuma ser maior. Com o organismo comprometido, a imunidade vai cair e, se tiver Covid-19 associado, será um quadro muito mais grave”, explica.

 

Com mais de 1.7 mil casos de dengue, Piracicaba (SP) vive aumento de casos da doença, como também é verificado em todo país. O cenário, porém, se torna mais agravante na cidade, diante do retorno de positivações para Covid-19 e alta de internações em decorrência do vírus.

Covid-19

 

Em relação aos casos de Covid-19, a Secretaria de Saúde de Piracicaba registrava 774 confirmações da doença e nenhuma morte. A cidade teve média de uma hospitalização por Covid-19 em fevereiro deste ano.

 

Subnotificação e desinformação

 

Hamilton Bonilha elenca os fatores que justificam a ausência de estatísticas que, de fato, representem a realidade o cenário atual.

“Pela prática clínica diária, acredito que estejamos vivenciando um aumento no número de casos da Covid-19, provavelmente, devido ao Carnaval. O número pode não ser tão expressivo como os anos anteriores. Com certeza, existe subnotificação dos casos. Isso é fruto da dificuldade na notificação, de autotestes e da não realização rotineira dos exames em algumas instituições de saúde”, observa Bonilha.

Após 35 anos, Lilia Cabral aponta nome escrito errado em vinheta da Globo

Lilia Cabral apontou erro da Globo na hora de escrever seu nome na vinheta de abertura de “Tieta”. A novela foi exibida originalmente em...

Tiktoker é presa após ostentar produtos roubados nas redes sociais

Uma tiktoker de 22 anos, foi presa na Flórida, nos Estados Unidos, sob a acusação de roubar itens em uma loja da Target, famosa...

Relação escondida, brigas, BO e término: ex de Ana Paula Minerato conta tudo

Em conversa com a reportagem do portal LeoDias, KT Gomez, agora ex-namorado de Ana Paula Minerato, disse sua relação de idas e vindas com...