Zeladoria sob investigação: exonerado o empresário que controlava toda a operação sobre a limpeza de Rio Branco

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, decidiu exonerar o diretor Operacional da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, Cícero Jean de Almeida Rocha.
A exoneração deveria ter sido publicada no Diário oficial desta terça-feira. A decisão do prefeito, no entanto, é irrevogável, de acordo com uma fonte ouvida pela reportagem. Jean pediu afastamento do cargo há alguns dias e compareceu à repartição nesta segunda-feira para cumprimentar e se despedir de amigos. O secretário Joabe Lira confirma a notícia (leia abaixo).

Rocha também é empresário do ramo de restaurante e refeições prontas (marmitex) e um dos ex-sócios do antigo restaurante Maria Farinha. Ele foi nomeado em 13 de janeiro de 2021 em Decreto n° 090, e desde então realizava a gestão operacional da limpeza pública de Rio Branco.

Em fevereiro deste ano, o prefeito Tião Bocalom alterou o nome da ex-Zeladoria para Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade – SMCCI. Com a mudança, foram incluídos vários novos órgãos, e Rocha era o responsável pela demanda desses órgãos. São eles: Departamento de Zeladoria; Divisão de Varrição; Divisão de Desobstrução de Rede de Drenagem; Divisão de Central de Triagem; Transbordos e Aterro de Inertes; Divisão de Coletas de Resíduos Sólidos; Núcleo de Fiscalização e Monitoramento da Coleta; Departamento de Serviços Cemitérios e Funerários; Departamento de Ecossistêmico e Divisão de Controle.

O diretor chegou a ser nomeado presidente da Comissão Especial de Regularização Fundiária e Ambiental dos Cemitérios Públicos de Rio Branco, através do Decreto nº 699, de 28/04/22, publicado no Diário Oficial edição nº. 13.275, do dia 02/05/22; entretanto, não conseguiu desenvolver as atribuições.

Desde 2021, a secretaria vem sendo investigada pelo Ministério Público do Acre. No MPAC existem vários procedimentos investigativos contra a secretaria, incluindo sobre despesas realizadas com combustível, marmitex e kits de café da manhã, iluminação pública, pagamentos em contratos de coleta de lixo e manutenção da iluminação pública. Há indícios de irregularidades em despesas funerárias e cemiteriais e por possível manipulação na contratação de garis, além de investigação por possíveis desvio de ferramentas. As investigações tramitam em procedimento restrito ao público.

Rocha estaria se dedicando à reeleição da senadora Mailza Gomes.

O secretário Joabe Lira disse que as investigações no â,bito do MP “não têm nada a ver” com a saída de Cícero.

“Ele vai para outro lugar. Foi ele próprio quem pediu para deixar o cargo”, declarou.

Cícero não comentou internamente quais os motivos para pedir demissão, segundo informou Joabe Lira.

Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos dos estados e do DF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (23) a concessão de porte de arma de fogo aos policiais legislativos das...

Salsichão e cerveja: quanto custa comer e beber em um jogo da Bundesliga?

Assim que o juiz apitou o intervalo de RB Leipzig x Bayer Leverkusen no último sábado (20), pela Bundesliga, os torcedores imediatamente se dirigiram...

Família de pernambucana morta na Alemanha chega ao país e cobra Itamaraty

A família de Luciana Soares da Silva, pernambucana de 41 anos que morreu na Alemanha após inalar gás vazado de um aquecedor, chegou ao...