Deputado federal, ex-chefe de polícia e conselheiro do TCE são presos acusados de mandar matar Marielle Franco

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Federal prendeu neste domingo (24) três suspeitos de serem os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, em março de 2018.

Foram presos os irmãos Domingos Brazão, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Chiquinho Brazão, deputado federal do Rio de Janeiro, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe de Polícia Civil do Rio.

Rivaldo chegou a assumir chefia da Polícia Civil um dia antes do atentado contra a vereadora, em 13 de março de 2018. Ele teria combinado com Domingos Brazão de não andar com as investigações do caso.

Além das três prisões neste domingo, foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão na sede da Polícia Civil do Rio e no Tribunal de Contas do Estado. Os agentes apreenderam documentos e levaram eletrônicos para perícia.

Os investigadores ainda trabalham para definir a motivação do crime. Do que já se sabe, o motivo tem a ver com a expansão territorial da milícia no Rio.

Os investigadores decidiram fazer a operação no início deste domingo para surpreender os suspeitos. Informações da inteligência da polícia indicava que eles já estavam em alerta nos últimos dias, após o Supremo Tribunal Federal (STF) homologar a delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa.

Lessa está preso desde 2019, sob acusação de ser um dos executores do crime.

Os mandantes, segundo o ex-PM, integram um grupo político poderoso no Rio com vários interesses em diversos setores do Estado. O ex-PM deu detalhes de encontros com eles e indícios sobre as motivações.

Monica Benicio, viúva de Marielle, encontra-se na Polícia Federal (veja na imagem acima).

Em uma publicação no X (ex-Twitter), Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial e irmã de Marielle, disse que “hoje é mais um grande passo para conseguirmos as respostas que tanto nos perguntamos nos últimos anos“.

“Agradeço o empenho da PF, do gov federal, do MP federal e estadual e do Ministro @alexandre. Estamos mais perto da Justiça!”, completou.

É um domingo de muita dor, mas também para se fazer justiça“, disse Marinete da Silva, mãe de Marielle, em entrevista à GloboNews.

Motorista de carreta de acidente com 41 mortos em MG deixa delegacia; advogado justifica fuga: “Preocupou com proteção”

O motorista da carreta bitrem deixou a delegacia de Teófilo Otoni na noite desta segunda-feira (23) após prestar depoimento sobre o acidente que deixou...

Marido se declara em aniversário de 58 anos de Claudia Raia: “Meu amor”

A atriz Claudia Raia completa 58 anos nesta segunda-feira (23) e ganhou uma declaração do marido, o bailarino Jarbas Homem de Mello, 55. “Hoje é...

Eliezer fala de semelhanças com o filho, Ravi: “Minha mulher me pariu”

O influenciador Eliezer, 34, publicou fotos ao lado do filho caçula, Ravi, 2 meses, fruto de seu relacionamento com Viih Tube, 24, e destacou...