No Juruá e na capital: operação prende chefes de organizações criminosas “com atuação nacional e alto grau hierárquico”

Na manhã desta terça-feira, 26, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Promotoria de Justiça Criminal, em conjunto com a Polícia Militar, deflagrou a quarta fase da Operação Tempestade, visando dar cumprimento a 47 mandados expedidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa.

A Operação, que tem foco na região do Juruá, se deu a partir da análise de documentos apreendidos em trabalhos anteriores, quando foram identificadas lideranças de organização criminosa com atuação nacional, com alto grau hierárquico, responsáveis pelos núcleos de cadastramento, contabilidade e pagamento nos pontos de venda de drogas.

Estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva e busca e apreensão nos municípios de Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Ao todo, mais de 80 policiais militares foram empregados na realização da Operação, além de promotores de Justiça do Gaeco e servidores do MPAC.

O nome “Operação Tempestade” foi escolhido devido à magnitude da área de cumprimento dos mandados, incluindo diversos municípios do Acre. Além disso, o período da deflagração corresponde àquele propenso para maior possibilidade de chuvas fortes no estado.

A primeira fase foi deflagrada no dia 28 de janeiro de 2022, quando foram cumpridos 126 mandados judiciais. A segunda fase, no dia 21 de dezembro de 2022, cumpriu 46 mandados judiciais. A terceira fase, no dia 16 de agosto de 2023, cumpriu 62 mandados judiciais.

Brasil espera assinatura rápida do acordo Mercosul–UE, diz Alckmin

O Brasil espera que a assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia ocorra “o mais rápido possível”, disse, nesta sexta-feira (19),...

STF anula parte de investigação contra governador do Acre

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu nesta sexta-feira (19) anular parte da apuração da Polícia Federal (PF) que investigou o governador do Acre, Gladson Cameli. Com base nas...

Deltan paga indenização a Lula por PowerPoint da Lava Jato

O ex-procurador da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol realizou o pagamento de R$ 146 mil em indenização ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, obedecendo à condenação...