Não foi por falta de aviso: o reservatório da ETA II rompeu definitivamente nesta quarta-feira. Imagens impressionantes mostram um grande volume de água que estava reservada para decantação voltando ao leito do Rio Acre (veja acima). A estação abastece 70% dos domicílios de Rio Branco e a direção do Saerb não tem muito o que dizer: “só outra ETA, infelizmente, e não temos R$ 6 milhões para essa grandiosa obra”, declarou á imprensa o diretor da instituição, Enoque Pereira.
O prefeito Tião Bocalom foi alertado inúmeras vezes sobre o perigo, desde que, pouco após a grande enchente desse ano, parte da estrutura, incluindo as bombas D ´Água, foram parar no fundo do rio, por causa de erosão. Desde então, o prefeito, que havia prometido água tratada sem parar em todos os domicílios, nada fez para minimizar os estragos. “Não temos plano B”, chegou a afirmar o prefeito.
O colapso é inevitável. O Saerb recomenda economizar água. A grande maioria dos moradores da capital acreana devem sentir o impacto de mais essa tragédia em no máximo 24 horas.
.