Barco que saiu de Feijó com cilindros de oxigênio está encalhado há 10 dias e hospital de Envira faz alerta

Uma viagem, que em época normal duraria apenas 24 horas, entrou no 15° dia nesta quinta-feira, provavelmente devido a seca dos rios acreanos, sem informação oficial sobre o que de fato aconteceu com a embarcação de médio porte que saiu do porto da cidade de Feijó, no interior do Acre, no início da semana passada, carregada de medicamentos e transportando, também, 11 cilindros de oxigênio para abastecer o hospital geral do município amazonense de Envira.

A reportagem de oseringal apurou que há mais de dez dias a embarcação está encalhada próximo à foz do rio Jurupari, ainda em território acreano, muito mais próximo do porto de onde zarpou do que de seu ponto de destino.

O coordenador da defesa civil municipal de Envira, Antônio Ismael Dutra, acredita que o barco tenha ficado encalhado nos bancos de areia que se formaram com a seca histórica enfrentada este ano pelos rios acreanos e amazonenses.

Em ofício enviado ao governo do Estado do Amazonas, no início desta semana, ele alerta para a falta de alimentos na cidade devido às dificuldades no transporte fluvial e faz previsões catastróficas sobre o atendimento no hospital Evaristo Rates da Silva.

” A cidade enfrenta falta de alimentos na zona rural, desabastecimento de mercadoria, racionamento de água no centro urbano e o único hospital está sem oxigênio, sob risco de mortes de pacientes se o estoque não for reposto o mais rápido possível”, declarou o coordenador da defesa civil de Envira no documento enviado as autoridades estaduais em Manaus, capital do Amazonas.

No final da tarde desta quarta-feira um avião modelo bandeirantes, pertencente ao batalhão de aviação do exército brasileiro pousou no aeroporto de Envira com 11 cilindros de oxigênio abordo.

Normalmente esse tipo de transporte é feito de barco através do Estado do Acre com os vasilhames saindo de Envira, percorrendo trecho do rio Tarauacá e subindo o rio Envira até o porto de Feijó de onde segue em caminhões para serem enchidos em Rio Branco, capital acreana. Depois o carregamento faz todo o percurso de volta em uma viagem que dura, no total, seis dias.

Mas, hoje, com o volume de água do rio Envira abaixo de 1,50cm e o rio Tarauacá a cada dia quebrando novos recordes de seca, não existe mais previsão para o tempo de duração da viagem de barco entre as cidades de Feijó (AC) e Envira(AM).

Lula recebe presidente eleito do Uruguai nesta sexta (29)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta sexta-feira (29), o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi. Será o primeiro encontro dos dois...

Luana Piovani alfineta Dado Dolabella após comentário sobre prisão

A atriz Luana Piovani alfinetou Dado Dolabella após um comentário polêmico do ator sobre sua prisão em 2017 por não pagar pensão alimentícia ao...

Disparada do dólar coloca governo Lula em colisão com mercado e BC

A forte alta do dólar nesta semana tornou a equipe econômica vidraça para o mercado financeiro e o governo Lula (PT) reage distribuindo a culpa...