PF cumpre seis mandados de busca e prende responsável por desmatar e incendiar 953 hectares em gleba pública da União
A Polícia Federal no Acre prendeu nesta segunda-feira duas pessoas acusadas de provocar incêndio em uma área de aproximadamente 950 hectares. A área pertence à União.
Também foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, incluindo 1.100 cabeças de gado, um veículo automotor, duas armas de fogo, entre outros itens relevantes para a investigação.
Durante o cumprimento das medidas, em um dos alvos, a equipe de policiais se deparou com uma vasta área rural, localizada em área da União, completamente devastada pelo uso recente de fogo.
A PF não informa os nomes dos presos e o endereços onde as ordens judiciais foram cumpridas.
As medidas visam não apenas identificar os responsáveis e financiadores dos ilícitos ambientais, mas também prevenir que novas ações criminosas sejam perpetradas na região amazônica. Além dos policiais federais que foram mobilizados para a ação, a operação contou com o apoio de equipes da Força Nacional e da Polícia Civil de Boca do Acre/AM.
A Operação Smoke faz parte do Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas e reforça o compromisso das autoridades em combater os ilícitos praticados na Amazônia. As ações conjuntas realizadas entre a Polícia Federal, outras forças policiais e órgãos ambientais são fundamentais para garantir a preservação do Bioma Amazônico e assegurar a responsabilização dos envolvidos nos desmates e queimadas ilegais.
Com essas ações, a Polícia Federal reafirma seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a preservação da Amazônia Legal, atuando de maneira firme e coordenada para garantir que o patrimônio natural brasileiro seja resguardado para as futuras gerações.
Com informações da Ascom-PF