Seca do Rio Acre e os impactos na vida dos cidadãos: deputado Afonso alerta autoridades sobre prevenção permanente

A Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) sediou nesta segunda-feira, 21 de outubro de 2024, uma audiência pública de grande relevância sobre a seca extrema do Rio Acre, mudanças climáticas e os desafios ambientais que o estado enfrenta. O evento, convocado pelo deputado estadual Afonso Fernandes, reuniu gestores, professores, técnicos e representantes de diversas instituições ligadas ao meio ambiente.

Durante o encontro, foram discutidas propostas e soluções para mitigar os impactos das mudanças climáticas, com foco especial nos efeitos da seca e das queimadas que afetaram severamente o Acre este ano. “A audiência alcançou as expectativas que nós tínhamos. Conseguimos reunir gestores, técnicos e pessoas que lidam diretamente com as questões ambientais e, daqui, muitas ideias surgiram. Vamos implementar algumas dessas sugestões para que sirvam de amparo aos órgãos e gestores que precisam das condições adequadas para mitigar os processos ambientais que estamos vivenciando”, afirmou o deputado Afonso Fernandes.

Entre as ações debatidas, o destaque foi a proposta de criação de uma Comissão Especializada em Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, que será apresentada no plenário da ALEAC já nesta terça-feira. Além disso, ao longo da semana, outras medidas serão sugeridas, incluindo a criação de recursos para que a Defesa Civil possa desenvolver um planejamento de prevenção mais robusto, que vá além das ações emergenciais e envolva uma preparação para evitar futuros desastres ambientais.

O parlamentar reforçou a importância de não esperar que os problemas se repitam no próximo ano: “Nós não podemos parar nesta audiência e aguardar que no ano que vem enfrentemos os mesmos desafios de seca extrema e queimadas. Precisamos criar políticas públicas que possam minimizar esses problemas. Estou extremamente satisfeito com o sucesso do evento e com a participação de representantes de entidades como o IMAAC, Semea, IBAMA e a Universidade Federal do Acre.”

A audiência foi considerada um marco na busca por soluções sustentáveis para os desafios ambientais do Acre, com a expectativa de que as discussões e ideias apresentadas resultem em ações concretas e duradouras. O evento contou com a presença de membros da sociedade civil organizada e de gestores de órgãos ambientais, e foi encerrado por volta das 13h, após horas de intensos debates.

O deputado Afonso Fernandes agradeceu a participação de todos e ressaltou que os esforços agora se concentrarão na implementação das propostas discutidas: “O sucesso dessa audiência será visto ao longo do tempo, à medida que conseguirmos transformar essas ideias em políticas públicas.

Athletic Bilbao x PSG: saiba onde assistir ao jogo da Champions League

O Athletic Bilbao terá um grande desafio nesta quarta-feira (10/12), pela 6ª rodada da Uefa Champions League. A equipe espanhola recebe o PSG, às...

Palmeiras anuncia renovação de contrato com Abel Ferreira

O Palmeiras anunciou, na manhã desta quarta-feira (10/12), a renovação de contrato com o treinador Abel Ferreira. O novo vínculo do clube com o...

Prodígio do Motocross morre aos 17 anos após acidente na Espanha

Uma das grandes promessas do motocross espanhol, Enzo Badenas morreu aos 17 anos durante um treino particular no município de Vilafamés, na Espanha. O...