Obituário: diagnosticado com demência, Maguila aceitou doar cérebro para pesquisas

Após anos de combates intensos e que renderam um cartel multicampeão, o boxeador José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, passou a enfrentar, desde 2013, uma de suas maiores lutas, contra um adversário invisível: a encefalopatia traumática crônica (ETC), conhecida como ‘demência do pugilista’, condição neurodegenerativa provocada por anos de repetidos golpes levados na cabeça.

Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra

O diagnóstico levou Maguila a assinar, em 2018, uma ‘declaração de vontade’ em que manifestou o interesse em doar seu cérebro à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). A lenda do boxe brasileiro morreu nesta quinta-feira, 24, aos 66 anos.

A instituição conta com um grupo que pesquisa as consequências de impactos na cabeça em esportes de alta intensidade, como futebol e boxe. Também já foram estudados os cérebros do zagueiro Bellini, campeão mundial em 1958, e do boxeador Éder Jofre, falecido em 2022.

Segundo a FMUSP, o documento, assinado em vida, deve ter firma reconhecida em cartório em duas vias — uma com o doador ou sua família e outra com a universidade. Após a morte, a família deve registrar um boletim de ocorrência comunicando o falecimento.

Os familiares, então, notificam o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) — no caso de São Paulo, o serviço fica dentro da própria Faculdade de Medicina. O corpo é levado até o SVO, a declaração é apresentada, e a disciplina de Topografia, que receberá o cérebro, é notificada.

A ETC provoca o declínio cognitivo, alterações de comportamento e problemas de memória. Em 2010, Maguila chegou a receber o diagnóstico equivocado de mal de Alzheimer.  Anos depois, chegou a ficar internado por dois anos após ser reavaliado e receber, em definitivo, o diagnóstico de ETC.

Portal Terra

Testemunha relata confusão envolvendo Nego do Borel: “Porrada comeu”

Nego do Borel se envolveu em uma briga, na manhã desde domingo (24/11), no Rio de Janeiro. Um motorista de aplicativo, que presenciou a...

Ana Castela vai às lágrimas ao ser surpreendida por sua mãe cantando no Domingão

Ana Castela viveu um momento inesquecível na tarde deste domingo (24/11), durante sua participação no quadro Tamanho Família, no Domingão do Huck. A cantora,...

Gustavo Mioto se emociona ao receber homenagem do pai no Domingão com Huck

Gustavo Mioto e Ana Castela participaram do quadro Tamanho Família, no Domingão do Huck, neste domingo (24/11). O cantor sertanejo recebeu uma homenagem do pai e...