A Ferrari estava perto de conquistar a segunda dobradinha seguida com o Grande Prêmio do México, neste domingo (27/10), mas Lando Norris, da McLaren, aproveitou o tropeço de Charles Leclerc. Contudo, a vitória da corrida caótica no Autódromo Hermanos Rodríguez ficou com Carlos Sainz.
Leclerc e Sainz conseguiram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar na etapa anterior, no GP dos Estados Unidos. Se não fosse o deslize do monegasco na reta final da prova no México, a Ferrari teria mais uma vez os degraus mais altos do pódio.
O caos mexicano começou ainda na largada, quando o japonês Yuki Tsunoda, da Racing Bull, foi tocado por trás e jogado para fora da pista. Ele colidiu com o muro, não se machucou e precisou deixar a corrida. O safety car foi acionado até a quinta volta do percurso. Além do asiático, Alexander Albon e Fernando Alonso deixaram a prova.
O holandês Max Verstappen, da Red Bull, travou uma batalha com Sainz pelo primeiro lugar. Os comissários da Fórmula 1 interpretaram deslealdade em algumas ações do tricampeão e o penalizaram com 20 segundos. As punições facilitaram a vida do piloto da Ferrari e deixaram Verstappen com a sexta colocação.
Confira resultado da corrida:
- Sainz, Ferrari;
- Norris, McLaren;
- Leclerc, Ferrari;
- Hamilton, Mercedes;
- Russel, Mercedes;
- Verstappen, Red Bull;
- Magnussen, Haas;
- Piastri, McLaren;
- Hulkenberg, Haas;
- Gasly, Alpine;
- Stroll, Aston Martin;
- Colapinto, Williams;
- Ocon, Alpine;
- Bottas, Sauber;
- Zhou, da Sauber;
- Lawson, RB;
- Perez, Red Bull;
- Alonso, da Aston Martin;
- Albon, Williams;
- Tsunoda, RB.
Com o resultado, a classificação do Campeonato Mundial de Pilotos da Fórmula 1 fica:
- Max Verstappen, 362 pts
- Lando Norris, 315;
- Charles Leclerc, 291;
- Oscar Piastri, 251;
- Carlos Sainz, 240;
- Lewis Hamilton, 189;
- George Russell, 177;
- Sergio Pérez, 150;
- Fernando Alonso, 62;
- Nico Hülkenberg, 31.
Fonte: Metrópoles