Sem noção: engenheiros do AC repudiam declaração infeliz de Bocalom: “desrespeitoso e constrangedor”

O prefeito de Rio Branco conseguiu gerar uma irritação generalizada entre os engenheiros acreanos quando disse que gosta de deixá-los “doidinhos” ao fazer suas exigências na execução de obras públicas. Também defendeu a substituição dos profissionais graduados por estagiários. As declarações foram dadas perante um grupo numeroso de acadêmicos de Engenharia, e causou um desconforto enorme entre as entidades que representam a categoria. Veja a nota de repúdio que viraliza em todo o estado, pondo o gestor municipal numa situação de vexame frente à sociedade.

NOTA DE REPÚDIO

As entidades de classe Sindicato dos Engenheiros do Estado do Acre/SENGE-AC, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre/Crea-AC, a Coordenação de Engenharia Civil da Universidade Federal do Acre/UFAC, VEM a público manifestar INDIGNAÇÃO E REPÚDIO às declarações recentes do Prefeito de Rio Branco, Sr. Sebastião Bocalom, proferidas na abertura da “VI Semana da Engenharia Civil”, evento realizado pela Universidade Federal do Acre (UFAC), na data de 29 de outubro de 2024.
DO REPÚDIO
Durante sua fala, no evento, o Prefeito se dirigiu de maneira injusta e desmerecedora a todos os Engenheiros Civis que atuam no Acre, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de nosso estado e na busca da melhoria da qualidade de vida de nossa população.
Aquela postura adotada pelo prefeito, demonstra desarrazoado juízo de valor sobre a contribuição e competência dos profissionais da Engenharia Civil no planejamento e execução das obras e serviços públicos e privados, bem como na garantia de soluções seguras, inovadoras e eficientes para o crescimento sustentável de nosso município, sem os quais não ocorreriam.

Tais malsinadas declarações, além de comprometerem a imagem e a dignidade dos Engenheiros Civis perante a sociedade, desrespeitam seus direitos e o exercício profissional, que são conduzidos em conformidade com as diretrizes do conselho de classe e com a Qualificação Técnica adquirida ao longo de sua formação universitária, que lhes poderão trazer irreparáveis danos profissionais e morais. Pronunciadas em um ambiente acadêmico, onde se espera o incentivo e reconhecimento aos futuros profissionais, essas palavras, certamente, terão um impacto constrangedor e desmotivador sobre os acadêmicos e futuros Engenheiros Civis, ali presentes, que se preparam para contribuir com o desenvolvimento do nosso município e estado.
Estas instituições, neste ato e através desta NOTA DE REPÚDIO, reafirmam seus compromissos com a defesa da Categoria da Engenharia Civil, e reforçam, que quaisquer tentativas de desvalorização ou desrespeito aos profissionais sob sua tutela, serão prontamente rechaçadas.
Ao tempo que se irresignam quanto às infelizes declarações feitas pelo Prefeito Tião Bocalom, aqui citadas, que se apresentam como afrontas desnecessárias, não apenas ao trabalho e dedicação árduos, dos
Engenheiros Civis, que dedicaram anos de estudo

para garantir a inovação tecnológica, segurança e a eficiência das obras, que todos utilizamos diariamente, bem como indispensáveis ao desenvolvimento do Acre.
Por oportuno, pugnamos pela retratação do Prefeito Sebastião Bocalom pelos infelizes comentários relativos à Categoria dos Engenheiros Civis, ocorridos no ambiente universitário, pedimos respeito igualitário ao que lhe dedicamos, como gestor público, em retribuição justa a seus colaboradores da Engenharia Civil, atacados com tão vis e descabidos comentários.
As Entidades
Sindicato dos Engenheiros do Estado do Acre/Senge-AC
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre/Crea-AC
Coordenação de Engenharia Civil da Universidade Federal do Acre/UFAC

Esperamos para próximos dias uma decisão do STF sobre emendas, diz Rui Costa

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que espera para os próximos dias uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as emendas...

Tiktoker que estava desaparecido é encontrado morto nos EUA

O tiktoker Jiare Schneider, de 31 anos, que estava desaparecido há 10 dias, foi encontrado morto na terça-feira (26/11), no estado da Geórgia, nos...

Gleisi reage a dólar a R$ 6 e cobra Campos Neto: “Crime contra o país”

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reagiu nesta quinta-feira (28/11) à cotação do dólar, que atingiu a marca histórica de R$ 6. Em...