Morre a artista plástica e pioneira Ailema Bianchetti aos 98 anos

A artista plástica Ailema Bianchetti, referência em gravuras realistas, faleceu na madrugada desta quinta-feira (31/10), aos 98 anos. Fundadora do Centro de Realização Criadora em Brasília, Ailema foi uma figura pioneira das artes na capital federal e influenciou gerações com sua obra e seu legado artístico.

Natural do Rio Grande do Sul, Ailema se mudou para Brasília nos anos 1960 a convite do educador Darcy Ribeiro, com a missão de integrar o primeiro corpo docente da recém-criada Universidade de Brasília. Na mudança, vieram o marido, o também artista Glênio Bianchetti, e seus seis filhos, o mais velho com apenas 9 anos.

A vida do casal em Brasília não foi marcada apenas pela arte, mas também pelas dificuldades enfrentadas durante a ditadura militar.

Em 1964, Glênio foi preso junto a outros colegas da UnB por 27 dias, parte das ações repressivas do regime contra intelectuais. Um ano depois, diante de uma lista de demissões que incluía coordenadores de curso, Glênio e mais de 200 professores tomaram a decisão de pedir demissão coletiva, em protesto contra a perseguição aos docentes.

Foi nesse período que o casal decidiu se dedicar exclusivamente às artes plásticas, embora Glênio tenha voltado a lecionar na UnB anos mais tarde. Eles permaneceram juntos até o falecimento de Glênio em 2014.

Ao longo da carreira, Ailema se manteve ativa e conectada ao cenário artístico brasileiro. Em 2018, ela participou do documentário Grupo de Bagé, que retrata o movimento artístico gaúcho focado em gravuras realistas com um olhar crítico sobre questões sociais.



Fonte: Metrópoles

Corpo de turista que desapareceu no mar é encontrado em praia de SC

O corpo de um turista foi encontrado no mar, na noite deste domingo (30), em Navegantes (SC). Ele havia desaparecido horas antes, após entrar...

Faria Lima entra em ranking das 30 ruas mais caras das Américas; veja lista

A Avenida Faria Lima, na cidade de São Paulo, entrou pela 1ª vez no ranking dos 30 endereços mais caros em todo o continente...

CNH sem autoescola: entenda novo processo para tirar habilitação

Foi aprovada hoje pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) uma das maiores mudanças no processo de habilitação de motoristas das últimas décadas. O projeto...