Grilagem de terras: operação federal apreende provas contra servidores públicos milicianos e pecuarista do Acre

A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira (1/11), uma operação para desmantelar uma organização criminosa especializada em grilagem de terras públicas na região da Fazenda Palotina, em Lábrea/AM, que pertenceria ao pecuarista Sidney Zamora. A PF fez buscas na cobertura do fazendeiro, num condomínio de luxo em ario Branco.

Segundo as investigações, o grupo atua ilegalmente na área desde 2007, utilizando documentos falsificados e contando com o apoio de servidores públicos corruptos e de milícias privadas para intimidar e expulsar moradores locais, incluindo comunidades extrativistas de castanha.

O local, que pertencente à União, tem sido cenário de desmatamento ilegal, conflitos armados e ameaças frequentes à segurança dos moradores locais. De acordo com a Polícia Federal, o grupo criminoso se utiliza de um esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina a agentes públicos para legitimar a posse das terras e garantir proteção armada para suas operações.

Com base nas provas coletadas ao longo das investigações, a Polícia Federal solicitou mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares e assecuratórias, para interromper as atividades da associação criminosa. A ação busca cessar o esquema de grilagem que já gerou um prejuízo estimado em mais de R$ 68 milhões ao patrimônio público e trouxe graves consequências para os direitos humanos e para o meio ambiente na região.

A operação é parte de um esforço contínuo para combater a grilagem de terras públicas, protegendo o patrimônio da União e as comunidades que vivem nessas áreas, além de preservar a integridade ambiental da Amazônia.

Trump parabeniza Milei por vitória em eleições legislativas na Argentina

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou o líder argentino Javier Milei nesta segunda-feira (27), após a vitória dele nas eleições legislativas de...

Cruzeiro: Jardim surpreende e abandona coletiva após detonar a arbitragem

Técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim abandonou a entrevista coletiva após o empate sem gols com o Palmeiras neste domingo (26), pela 30ª rodada da Série...

Abel desabafa sobre arbitragem após Palmeiras x Cruzeiro: “Hipócritas”

O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, fez uma análise geral sobre o cenário da arbitragem brasileira, cobrando uma melhora geral, para todos os times....