Saiba para que serve o chá de sene e fique atento às contraindicações

O chá de sene é uma bebida com efeitos laxativos, normalmente indicado como um remédio caseiro para problemas gastrointestinais, como a constipação ocasional. A bebida acabou se popularizando também como uma alternativa de emagrecimento rápido, mas profissionais de saúde alertam que o uso indevido pode trazer riscos para a saúde.

O sene (Cassia angustifolia) é uma planta nativa da Somália, do Oriente Médio e da Índia, e tem propriedades laxantes e purgantes. A nutricionista Karoline Schast, do Instituto Gourmet, explica que o chá das folhas causa uma espécie de irritação na mucosa intestinal, fazendo com que os movimentos do intestino acelerem, eliminando as fezes.

“O efeito laxante do sene deve-se à presença de compostos chamados senosídeos, que atuam diretamente nas paredes intestinais, estimulando os músculos do cólon e facilitando a movimentação das fezes pelo trato digestivo. Esse processo reduz o tempo de trânsito intestinal, trazendo alívio rápido para quem sofre com o intestino preso”, comenta Schast.

O efeito começa entre seis e 12 horas após o consumo. Por isso, é indicado que o chá seja bebido à noite, para que aja enquanto a pessoa dorme.

A bebida também pode ser usada por pessoas que sofrem com hemorroidas e fissura anal, uma vez que torna as fezes mais moles, facilitando a evacuação. Além de sua ação laxativa, o sene tem propriedades que favorecem a limpeza do trato digestivo, ajudando na eliminação de resíduos e toxinas.

Chá de sene e emagrecimento

O efeito laxativo de alguns chás costuma atrair o interesse de pessoas que buscam pelo emagrecimento, mas o chá de sene não deve ser usado com essa finalidade.

A nutricionista Beatriz Fausto, que atende em Brasília, explica que o uso contínuo pode causar uma alteração no intestino e na microbiota intestinal. Por isso, o consumo deve ser feito com cautela, mesmo por pessoas com problema recorrente de intestino preso.

“O chá de sene deve ser usado apenas de forma pontual, não diariamente. O uso crônico pode causar diarreia, desidratação e cólicas abdominais”, afirma a nutricionista.

As especialistas ouvidas pelo Metrópoles recomendam que pessoas com problemas de constipação recorrente procurem um médico ou nutricionista para avaliar o tratamento mais apropriado e para a elaboração de uma dieta personalizada, de preferência com abundância de fibras, frutas, legumes e cereais integrais, além de uma boa hidratação e prática de atividades físicas regulares.

Como fazer chá de sene?

Ingredientes:

  • De 0,5 a 2 gramas de folhas de sene;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo:

Coloque a água fervendo em uma xícara com as folhas de sene e deixe em repouso por cinco minutos. Depois de infusionado, o chá pode ser consumido morno ou frio. Ele deve ser tomado de oito a 12 horas antes do efeito esperado.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Efeito Lula: desemprego chega ao menor patamar da história com taxa recorde, aponta IBGE

O desemprego nunca esteve tão baixo no país, apontam novos dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira. O percentual de desocupados renovou a mínima histórica...

Curtindo a vida adoidado: líder e suposto fundador do PCC é preso ao desembarcar de cruzeiro

A Polícia Civil de São Paulo prendeu um homem que é apontado como um dos cofundadores do Primeiro Comando da Capital, o PCC. A prisão...

Juiz quebra sigilo de envolvido na morte do sobrinho-neto de Marina Silva

O pedido para a quebra do sigilo telefônico de Dênis da Rocha Tavares, envolvido na morte de Cauã da Silva, foi feito pelo Ministério...