Flamengo de 2019 x Botafogo de 2024: quem tem os melhores números?

Letal, vitorioso, incansável… Alguns adjetivos ligam o histórico time do Flamengo de 2019 ao poderoso Botafogo de 2024. Entre goleadas em semifinais de Libertadores por 5 x 0, técnicos portugueses e atuações memoráveis, os rivais cariocas parecem cada vez mais próximos entre si, mesmo separados por cinco anos de diferença.

Entretanto, o Flamengo de Jorge Jesus já não parece mais tão incontestável assim. O Botafogo de Artur Jorge chega como forte candidato a desbancar o último time que havia encantado o Brasil e a América, e abre uma séria e robusta discussão: quem foi o melhor?

A pergunta sequer pode ser respondida. Ainda na reta final da temporada, o Botafogo compete pelos dois títulos mais importantes do ano: a Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro. Apesar disso, números, estatísticas e enredo mostram que o debate existe e pode perdurar por algum tempo caso o Glorioso seja sagrado o campeão dos torneios.

Estatísticas

Em 2019, o Flamengo foi a equipe mais dominante da América do Sul. Ao todo, o time de Jorge Jesus disputou 74 jogos, entre Campeonato Carioca, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial de Clubes. Destes, a equipe Rubro-Negra venceu 49, empatou 16 e sofreu apenas 9 derrotas, marcando 150 gols e sofrendo apenas 64.

Sob o comando de Jorge Jesus, no entanto, os números são diferentes. O técnico português chegou à Gávea apenas em junho de 2019. Com o treinador, o Flamengo jogou 40 partidas, teve 28 vitórias, oito empates e apenas quatro derrotas. Com 89 gols marcados no período, o Rubro-Negro tinha média de 2,22 tentos por partida e era avassalador no ataque.

Até a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro e antes da final da Libertadores, o Botafogo de 2024 também tem reinado absoluto. Com 67 partidas disputadas na temporada, o time de Artur Jorge tem 39 vitórias, 16 empates e 12 derrotas. Ao todo, o Glorioso marcou 113 gols e foi vazado 58 vezes. A média de gols da equipe é de 1,68 gols por jogo.

Títulos

Ainda sem definição, o Botafogo disputa os mesmos títulos que o Flamengo de 2019 conquistou. No Brasileirão, o Glorioso precisa de apenas 13 pontos para se sagrar campeão, com o Palmeiras correndo por fora da disputa a seis pontos de distância na tabela.

Já a final da Libertadores será disputada pelo Glorioso no próximo dia 30 de novembro, no Estádio Monumental de Núnez, em Buenos Aires. Em final brasileira, o Botafogo enfrenta o Galo pelo título inédito na sua sala de troféus.

Para o Flamengo de Jorge Jesus, a conquista histórica da Libertadores de 2019, após 38 anos sem conquistas, a teve um gostinho especial. Um dia depois da conquista heroica no Peru, o Rubro-Negro também se sagrou campeão brasileiro, sem nem precisar entrar em campo.

Ainda em 2019, o Flamengo também foi campeão carioca, à época sob comando do ex-treinador Abel Braga.

Principais jogadores

Dois brasileiros, de volta da Europa para conquistar a América. Gabigol e Luiz Henrique vestiram as camisas das equipes cariocas com facilidade e a tranquilidade que poucos craques teriam. Artilheiros letais e comandantes técnicos da engrenagem brilhante de dois dos melhores times do Brasil nos últimos anos, os jogadores são considerados os principais nomes de Flamengo e Botafogo em seus anos de ouro.

No Flamengo de 2019, Gabigol era o matador do famoso trio de ataque formado com Arrascaeta e Bruno Henrique. Na temporada, o atacante marcou 43 gols e deu 12 assistências em 59 jogos, com uma média de 0,93 contribuições a gols por partida.

Luiz Henrique é a flecha do arco do Glorioso. Não há bola que chegue aos pés do atacante alvinegro que não passe perto do gol. O principal jogador do Botafogo tem 11 gols e seis assistências em 52 jogos e uma média de 0,32 contribuições a gols por partida. Além disso, é o atleta com maior impacto ofensivo do time, com maior número de grandes chances criadas e finalizações ao alvo.

Recordes

O Flamengo de 2019 é dono de alguns dos principais recordes do futebol brasileiro. A equipe de Jorge Jesus fez a maior pontuação do Campeonato Brasileiro. Com 90 pontos, a marca do Rubro-Negro não pode mais ser batida pelo Botafogo.

O Rubro-Negro ainda deteve o melhor aproveitamento do Brasileirão, terminando o ano de 2019 com 81,1%. Além disso, é a equipe com o melhor ataque, o maior número de vitórias e a maior invencibilidade da história do campeonato por pontos corridos.

Na reta final da temporada, o Botafogo de Artur Jorge aguarda o término do Brasileirão e da Libertadores para encontrar o seu espaço na história do futebol brasileiro.



Fonte: Metrópoles

Samuel Rosa reflete sobre o fim do Skank: “Não foi de uma hora para outra”

Em uma bate-papo emocionante no programa Conversa com Bial, exibido nesta quarta-feira (6/11), Samuel Rosa, ex-vocalista do icônico Skank, compartilhou suas reflexões sobre o...

Modelo se pronuncia sobre suposto caso com jogador do Flamengo: “Não faz sentido”

Após o suposto caso de traição envolvendo o atacante do Flamengo Gonzalo Plata vir à tona, nesta quarta-feira (6/11). A modelo Maiara Braga Porto,...

João Guilherme relembra experiência íntima com Marquezine após jantar afrodisíaco

Em uma noite regada a risadas e culinária, João Guilherme trouxe à tona uma lembrança especial durante sua participação no programa Alma de Cozinheira,...