CCJ da Câmara pauta proposta que proíbe aborto no país

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), deputada Caroline De Toni (PL-SC), pautou para terça-feira (12) a análise de uma proposta que proíbe o aborto no país. O texto insere na Constituição o direito à vida “desde a concepção”.

Apresentada pelo então deputado Eduardo Cunha, em 2012, a proposta de Emenda à Constituição (PEC) recebeu parecer favorável da relatora, deputada Chris Tonietto (PL-RJ). A congressista é vice-presidente da CCJ e coordena a Frente Parlamentar Mista contra o Aborto e em Defesa da Vida.

O autor afirma na justificativa que a PEC estende a inviolabilidade do direito à vida aos fetos e considera que a vida se inicia na concepção, e não no nascimento.

A proposta tem o apoio de integrantes da oposição contrários ao aborto. Eu seu parecer, Chris Tonietto afirma que não há “incompatibilidades entre a alteração que se pretende realizar e os demais princípios e regras fundamentais que alicerçam a Constituição vigente e nosso ordenamento jurídico”.

No Brasil, o aborto é permitido quando há risco para a vida da gestante ou em casos de estupro. O Supremo Tribunal Federal (STF) também decidiu pela não criminalização em casos de anencefalia fetal.

A inclusão da PEC na pauta da CCJ não garante que ela será votada, no entanto. A relatora ainda deve fazer a leitura do seu parecer e os integrantes do colegiado podem pedir vista (mais tempo para análise) e adiar a votação. Se for aprovado na CCJ, o texto ainda deverá ser analisado por uma comissão especial e, depois, ir ao plenário.

Neste ano, um projeto que equipara a pena do aborto realizado após 22 semanas de gestação a de um homicídio simples teve o regime de urgência aprovado em 18 de junho pela Câmara dos Deputados.

O texto foi alvo de diversas críticas e o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), decidiu não pautar a matéria. Na ocasião, ele afirmou que nada no projeto iria “retroagir nos direitos já garantidos” e que o debate seria retomado no segundo semestre por meio de uma “comissão representativa”, que ainda não foi criada.

Mesa Diretora da Câmara: entenda como funciona a eleição dos membros

Este conteúdo foi originalmente publicado em CCJ da Câmara pauta proposta que proíbe aborto no país no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Portal LeoDias revela como é área vip do show da Lady Gaga

Da árvore do Copacabana Palace para a área vip! A repórter Monique Arruda, do portal LeoDias, marcou presença em um dos espaços mais requisitados...

Lady Gaga reúne 2,1 milhões de pessoas em Copacabana, aponta prefeitura

Lady Gaga reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas em um show histórico na areia de Copacabana. O evento gratuito superou as expectativas e...

Isis Valverde e Marcus Buaiz celebram casamento intimista em cenário inspirado na Europa; veja fotos

Isis Valverde e Marcus Buaiz oficializaram a união neste sábado (3/5) em uma cerimônia reservada para familiares e amigos íntimos. O evento aconteceu no...