BNDES e Banco Asiático de Investimento assinam acordo de R$ 16,7 bi

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou, nesta segunda-feira (18/11), memorando para disponibilizar a entrada de R$ 16,7 bilhões em investimentos no Brasil. O acordo foi firmado durante a cúpula do G20, que ocorre no Rio de Janeiro, com o Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB), doador do montante que será enviado ao BNDES.

O objetivo é complementar o financiamento de projetos ligados ao Fundo Clima e ao Novo PAC. No caso do último item, os projetos precisam promover a integração econômica entre o Brasil e Ásia nos setores de infraestrutura de transporte, conectividade energética e digital, água e saneamento, segundo informações divulgadas pelo banco.

Participaram da assinatura do memorando o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; o presidente do AIIB, Jin Liqun; o vice-presidente do AIIB, Konstantin Limitovskiy; e o diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa.

Outras medidas acordadas entre as duas instituições são:

  • financiar projetos que visam a reconstrução do Rio Grande do Sul, estado afetado pelas enchentes; e
  • apoiar projetos de desenvolvimento urbano e infraestrutura social para a realização da COP30, em Belém (PA).

Além disso, a cooperação pretende mobilizar a entrada de capital privado para projetos de infraestrutura.

Para Mercadante, o memorando comprova que “o BNDES retomou a sua missão de promover o desenvolvimento econômico e social do país”.

Ainda segundo ele, a cooperação mostra que o banco tem capacidade de “diversificar o funding e buscar importantes parceiros internacionais para o financiamento de projetos sustentáveis e de infraestrutura”.



Fonte: Metrópoles

Brasil tem ótimo cartão de visitas como anfitrião da COP30, diz ex-ANP

O Brasil se destaca no cenário internacional por sua singular posição em relação à matriz energética renovável, apresentando credenciais importantes como anfitrião da COP30. Segundo...

Macêdo diz que deixa ministério visando disputar eleições de 2026

De saída da chefia da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo disse que definiu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que deixaria...

O Grande Debate: Governo Lula ganha ou perde com Boulos como ministro?

Os comentaristas José Eduardo Cardozo e Caio Coppolla discutiram, nesta segunda-feira (20), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o...