Conheça fruta tropical excelente para a saúde dos olhos e do coração

Uma alimentação saudável inclui diversificar as fontes de nutrientes presentes nas refeições. Uma excelente forma de colocar essa dica em prática é aproveitar as opções de frutas disponíveis no Brasil para não cair na rotina.

O tamarindo, por exemplo, é uma fruta tropical caracterizada pelo seu sabor ácido. O suco é a forma mais comum de consumo, mas ele também pode fazer parte do preparo de doces e licores e como tempero de carnes e peixes.

A polpa do tamarindo é rica em vitaminas A e C, fibras, antioxidantes e minerais, como destaca o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A combinação é excelente para a saúde da visão e do coração, além de proporcionar outros benefícios para o organismo.

“O tamarindo tem desempenhado papéis fundamentais na medicina tradicional como medicamento anti-inflamatório e analgésico. Estudos recentes apontaram o extrato dele como um promissor tratamento antimicrobiano e antiviral”, explica a nutricionista Beatriz Fausto, que atende em Brasília.

De acordo com a nutricionista, as sementes do tamarindo são ricas em compostos antioxidantes e os extratos das folhas contêm flavonóides (naringenina, epicatequina, catequina e apigenina), polifenóis, betacaroteno e vitamina C.

Os flavanóides são um tipo de composto encontrado em algumas frutas, vegetais, chá e nozes. Eles são conhecidos principalmente por regular a pressão arterial e proteger a saúde cardiovascular. “Dessa forma, o tamarindo pode oferecer benefícios para o controle da inflamação, da diabetes e fortalecimento do sistema imunológico, bem como ajudar no equilíbrio da microbiota intestinal”, afirma Beatriz.

Tamarindo é fonte de fibras

Variar o cardápio com frutas ricas em fibras é interessante para manter a boa saúde do corpo — e o tamarindo é uma boa opção para melhorar a dieta neste sentido. As fibras funcionam como prébióticos e alimentam as bactérias boas do intestino.

“Sem uma quantidade adequada das fibras, a diversidade e a abundância de bactérias benéficas diminui, o que pode comprometer a função imunológica, a digestão e a absorção de nutrientes”, contou a nutricionista Letícia Vieira, do Centro Clínico Mantevida, em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Consumo moderado da fruta

Apesar de rica em nutrientes e fazer bem para a saúde, o tamarindo concentra uma grande quantidade de calorias. Por isso, seu consumo deve ser moderado: trinta gramas por dia são suficientes para garantir os benefícios da fruta.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Klebber Toledo surge hospitalizado e faz alerta sobre a importância de ouvir o corpo

O ator Klebber Toledo preocupou os fãs ao compartilhar, nesta terça-feira (19/11), uma foto em suas redes sociais onde aparece deitado na cama de...

Brunna Gonçalves mostra como disfarçava barriga enquanto gravidez ainda era segredo

Brunna Gonçalves, de 32 anos, compartilhou um vídeo nas redes sociais mostrando o truque que usou para manter a gravidez em segredo até o...

Celtics derrubam invencibilidade dos Cavs no melhor jogo da temporada

Nesta terça-feira (19/11), Boston Celtics (12-3) e Cleveland Cavaliers (15-1) realizaram um dos duelos mais aguardados deste início de temporada da NBA. Em um...