Conheça fruta amazônica rica em vitamina C que pode reduzir a pressão

Cada vez mais pessoas têm buscado incluir frutas na alimentação: não só pelo sabor, mas também pelos benefícios que seus nutrientes podem trazer à saúde do organismo. Nesta onda, alimentos típicas de regiões brasileiras têm ganho relevância nacional e conquistado novos adeptos. Um deles é o cupuaçu.

De origem amazônica, o cupuaçu é um fruto difundido na região Norte do Brasil, mas pouco conhecido em outras áreas do país. Com um sabor naturalmente adocicado, a fruta é rica em diversos nutrientes, incluindo fibras, vitaminas C e do complexo B, e minerais como potássio, fósforo e cálcio.

No corpo, o alimento possui ação diversificada. Por ser rico em compostos antioxidantes, como os flavonoides, o cupuaçu ajuda a proteger as células e, por ter muita vitamina C, ainda fortalece as células de defesa. Além disso, o fruto pode contribuir para o controle da pressão alta.

“O cupuaçu tem muito potássio, que ajuda a regular a circulação. Assim como o cacau, ele também possui teobromina, que é um composto vasodilatador, contribuindo para a regulação da pressão sanguínea”, explica a nutricionista vegana Anna Vasconcelos, de Sobral (CE).

Muito rico em fibras, o cupuaçu ainda ajuda no combate à prisão de ventre e no funcionamento do intestino.

Imagem colorida da fruta cupuaçu em uma árvore - Metrópoles
Cupuaçu é uma fruta amazônica de sabor adocicado muito rica em nutrientes

Como consumir o cupuaçu?

A nutricionista Rejane Souza, do grupo Mantevida, em Brasília, explica que os usos da fruta amazônica podem ser diversos. “Ele pode ser consumido in natura, com a polpa fresca, ou servindo de base para diversos preparos: sucos, vitaminas, sobremesas, até as folhas e as sementes se aproveitam em um chá com grandes benefícios antioxidantes e energéticos”, diz.

As nutricionistas alertam, porém, que é preciso ter cuidado com o consumo em receitas com muito açúcar. Para driblar a associação que prejudica boa parte dos benefícios naturais da fruta, Anna aconselha usá-la em uma receita de creme mais saudável.

“Minha dica é congelar o cupuaçu e depois bater a polpa no liquidificador com uma banana bem madura, de preferência congelada também. Isso faz uma espécie de sorvete natural que é muito saboroso e não precisa de açúcar. Quem for mais formiguinha pode até bater a polpa com tâmaras, que dão um toque mais açucarado”, aconselha.

Contraindicações da fruta

A teobromina presente na fruta, a mesma que causa vasodilatação, possui propriedades energéticas semelhantes à cafeína. Quem já consome muitas substâncias energéticas ou tem refluxo deve ter cuidado em consumir o cupuaçu em grandes quantidades.

Comer demais também pode causar desconfortos como diarreia ou gases devido ao alto teor de fibras. “Recomendo que se consuma no máximo 200 gramas de polpa fresca por dia para conseguir boas quantidade de fibras, vitaminas e minerais”, conclui Rejane.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Professor demitido pela Ufac por assédio sexual é convocado em concurso do Estado para o Magistério

O professor Regineison Bonifácio de Lima deixou de ser servidor público federal após ser demitido por assediar sexualmente alunas menores do Colégio de Aplicação,...

Flamengo acerta mais uma saída e negocia atacante com clube da Série A

O Flamengo acertou mais uma saída do elenco para 2026. Após empréstimo para o Vitória em 2025, Carlinhos será cedido ao Remo, que disputará...

Avião ultraleve cai no mar em Copacabana, no Rio

Um avião ultraleve caiu no mar de Copacabana, na zona Sul do Rio de Janeiro, na altura do Posto 3, no começo da tarde...