IR 2024: Receita abre consulta a lote residual nesta sexta (22/11)

A Receita Federal abre nesta sexta-feira (22/11), a partir das 10h, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) do mês de novembro de 2024.

O crédito bancário para as 221.597 restituições será realizado na sexta-feira da semana que vem (29/11), no valor total de R$ 558,822 milhões. Desse total, R$ 306,889 milhões serão destinados a contribuintes que possuem prioridade legal, o que corresponde a:

  • 4.802 restituições para idosos acima de 80 anos;
  • 34.287 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 3.570 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e
  • 8.898 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Além disso, 88.246 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-Preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.

Foram contempladas, ainda, 73.151 restituições destinadas a contribuintes não prioritários. Por fim, foram incluídas no lote 8.643 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul.

Como consultar

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte ainda  pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita também oferece o serviço de reagendamento pelo agente financeiro Banco do Brasil (BB) pelo prazo de até um ano da primeira tentativa de crédito. Assim, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais); ou 0800-729-0001 (demais localidades); ou ainda 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Ao utilizar esse serviço, o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após isso, deve-se aguardar uma nova tentativa de crédito.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.



Fonte: Metrópoles

Instituição com professores da Nasa disponibiliza cursos online gratuitos

Um dos principais centros de pesquisas nas áreas de ciências naturais e engenharia nos Estados Unidos, o Instituto de Tecnologia da Califórnia, conhecido também...

Motorista atropela e mata pedestre em Guarulhos e foge sem prestar socorro

Um homem de 38 anos foi preso em flagrante na madrugada desta sexta-feira (11) por atropelar e matar um pedestre na Avenida Tiradentes, no...

Série C define direitos de transmissão para edição 2025; saiba mais

A TV Bandeirantes assinou contrato para transmitir os jogos da Série C em 2025. O acordo foi selado nesta quinta-feira (10), com liberação da...